sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Marina usa estratégia de 2010 para coletar assinaturas para sigla

Ex-senadora vai reativar 'Casas de Marina' para tentar viabilizar criação de seu partido

SÃO PAULO, BRASÍLIA - A ex-senadora Marina Silva vai reeditar estratégia que usou na campanha à Presidência em 2010 para tentar acelerar a coleta das 500 mil assinaturas necessárias à fundação de seu novo partido, provisoriamente chamado de "Rede".

Ela vai revisitar o conceito que deu origem às "Casas de Marina", comitês domiciliares usados para divulgar sua candidatura presidencial e buscar voluntários que queiram fazer de seus lares e estabelecimentos centros de coleta de assinaturas de apoio ao novo partido.

As "casas pró-Rede" também servirão à campanha de marketing da nova legenda, coordenada pelo cineasta Fernando Meirelles.

Marina Silva e seus aliados correm contra o tempo para tirar a nova legenda do campo das ideias. A cúpula da nova sigla trabalha com a estimativa otimista de levantar as 500 mil assinaturas necessárias em até três meses.

Só com esse número de apoiamentos é possível dar início ao registro na Justiça Eleitoral. Para concorrer em 2014, Marina precisa finalizar essa burocracia até setembro.

"Esperamos uma adesão voluntária muito grande", disse o deputado Walter Feldman (SP), colaborador da Rede, hoje no PSDB. "A ideia é descentralizar ao máximo a coleta de assinaturas", completou Basileu Margarido, ligado à ex-senadora.

Haverá um comitê oficial de apoiamento em cada Estado. A Rede vai, ainda, reutilizar estratégia que serviu ao PSOL, em 2004, e instalar quiosques para coleta de assinaturas em universidades.

O carro-chefe da mobilização, no entanto, será a internet, que irá disponibilizar fichas de apoiamento on-line e cadastros para "multiplicadores"- pessoas dispostas a coletar, voluntariamente, dezenas de assinaturas.

A Rede promete uma pauta ética. Seu estatuto prevê que quem tiver exercido mandato parlamentar por mais de 16 anos não poderá ser candidato a novo cargo.

Suplicy

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) negou ontem que esteja de saída de seu partido para se filiar à legenda que Marina pretende criar.

Da tribuna do Senado, Suplicy disse ter conversado com o presidente do PT, Rui Falcão, para confirmar que vai permanecer na sigla.

"Vejo meu ingresso no PT como uma decisão de vida. Ademais, eu também defendo a fidelidade partidária até o final de meu mandato."

Suplicy disse ter comunicado também o ex-presidente Lula e o prefeito Fernando Haddad (SP) de sua decisão.

Ele conversou com Marina por telefone na semana passada, quando disse ter recebido o convite para ir a uma reunião em que ela deve anunciar a criação da sigla.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: