domingo, 10 de fevereiro de 2013

Marina já prepara a sua `rede´

Lucas Pavanelli

Dentre as legendas "em formação", a que mais deve ganhar força política visando a um projeto eleitoral será a liderada pela ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (sem partido).

A ambientalista, que obteve 20 milhões de votos na disputa presidencial de 2010, concorrendo pelo PV, vem liderando o chamado Movimento por uma Nova Política e organiza a fundação de um novo partido, que deverá se chamar Rede. O termo foi sugerido por seus seguidores em uma votação na internet.

A nova legenda, que servirá de base para um provável lançamento de Marina à Presidência da República no ano que vem, deverá ser lançada oficialmente no próximo sábado, durante encontro dos apoiadores dela, em Brasília.

A partir daí, como qualquer outra bandeira em formação, começará a corrida para a coleta de quase meio milhão de assinaturas em, pelo menos, nove Estados.

"O projeto que me parece com maior potencial de relevância é o do grupo ligado à Marina Silva, movida pelo potencial dos 20 milhões dos votos dela. É um partido político que chega com representatividade para uma candidatura presidencial", avalia o cientista político Paulo Roberto Leal.

Para que isso aconteça, a "Rede" deve estar legalmente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até outubro, um ano antes da realização do pleito de 2014. Se a sigla atingir seu objetivo, será a quarta fundada em apenas dois anos.

O Partido Social Democrático (PSD), do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, e o Partido Pátria Livre (PPL) passaram a existir entre setembro e outubro de 2011, respectivamente. O último partido deferido pela Justiça Eleitoral foi o Partido Ecológico Nacional (PEN), em junho de 2012.

Nomes. Diferentemente do restante das siglas em formação, o "Partido da Marina", como vem sendo chamado, já nascerá ocupando cadeiras em parlamentos, pois alguns vereadores e deputados já manifestaram desejo de deixarem seus partidos e migrarem para a "Rede". São os casos da vereadora em Maceió, Heloísa Helena, hoje no PSOL, e o deputado Walter Feldman, que sairá do PSDB.

Fonte O Tempo (MG)

Nenhum comentário: