quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Eduardo testa estratégia de olho em 2014

Governo mobiliza prefeitos, parlamentares e dirigentes de Poderes para evento onde será exposto modelo de gestão do PSB

Débora Duque

Disposto a aproveitar o encontro com os prefeitos, que tem início hoje, em Gravatá (Agreste), para dar mais uma demonstração de força política, o governador Eduardo Campos (PSB) não mediu esforços na mobilização para o evento. Só se contentou com a garantia da presença de 100% dos gestores dos 184 municípios do Estado. Além de encarregar seus emissários da convocação geral, também ordenou a veiculação de uma chamada institucional para divulgar a reunião nas rádios da Região Metropolitana e do interior.

Embora o evento seja voltado aos prefeitos, o convite foi estendido a toda a bancada de senadores e deputados estaduais e federais como também a representantes de órgãos como o Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Ministério Público. Tudo para reforçar o slogan "Juntos por Pernambuco", que marca o encontro.

Ao conferir grande amplitude ao evento, uma das intenções de Eduardo é mostrar-se capaz de erguer o alinhamento político e administrativo com prefeitos que a presidente Dilma Rousseff (PT) ainda não conseguiu na esfera nacional. No encontro que promoveu com os gestores, em Brasília, Dilma foi alvo de críticas por frustrar as demandas da categoria em relação às medidas emergenciais para aliviar a situação financeira das prefeituras. Com raros opositores no Estado, Eduardo espera que suas medidas anunciadas, hoje, surtam um efeito diferente e sejam aclamadas pelos participantes. "O que houve de decepção dos prefeitos pernambucanos com o encontro com Dilma não vai se repetir nessa reunião promovida pelo governador", prevê Ettore Labanca (PSB), prefeito de São Lourenço da Mata e homem de confiança de Eduardo Campos.

O governo também pretende apresentar novos caminhos para o estabelecimento de parcerias com o Estado e outras formas de captação de recursos. Ciente de que uma das dificuldades das administrações municipais é financiar a elaboração de projetos e dispor de quadros técnicos capazes de executar essa tarefa, o governador quer disponibilizar a estrutura da máquina estadual para auxiliar as prefeituras nessa missão. Para os dois dias de evento, sediado no hotel Canarius, foram montados estandes temáticos a fim de repassar informações às equipes dos municípios. "Não adianta colocar recursos, como fez o governo federal, e não disponibilizar projetos já que as prefeituras menores, muitas vezes, não têm condições de elaborar. O governador vai atuar justamente nesse campo", antecipa Ettore.

Como anfitrião e protagonista do encontro, Eduardo Campos discursará na abertura e no fechamento do evento. Além dos secretários estaduais, também terão direito à palavra o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), ambos nomes que integram a vitrine política do PSB.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: