terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Antes e depois do carnaval - Eliane Cantanhêde

A inflação de janeiro foi a maior desde abril de 2005 e a pior dos últimos dez anos. Como admite Alexandre Tombini (BC) e nega Guido Mantega (Fazenda), é preocupante. O mercado já prevê aumento de juros, algo indigesto para o governo sob todos os aspectos.

Mas... depois do Carnaval, a presidente Dilma Rousseff vai se reunir alegremente com líderes camponesas no Parque da Cidade, em Brasília, e ficará tudo ótimo.

Os baixos níveis de desemprego são uma das mais reluzentes vitrines do governo e, apesar disso, o emprego na indústria caiu 1,4% em 2012, como reflexo do pibinho de 1% -se é que vai chegar a tanto.

Mas... depois do Carnaval, no dia 20, Dilma e Lula estarão com petistas e aliados comemorando o legado do PT. Isso é o que importa.

A Petrobras, coitada, está detonada. Seu lucro líquido caiu 36% no ano passado e suas ações não param de esfarelar nas Bolsas.

Mas... depois do Carnaval, Lula será a estrela do seminário inaugural dos dez anos do PT no poder, em Fortaleza. O resto é detalhe.

O governo maquiou contas para ter um superavit primário digerível.

Mas... depois do Carnaval, Dilma vai fazer uma reforma ministerial bacana, reequilibrando os partidos já aliados e absorvendo o PSD.

E o Tesouro Nacional deu o cano no FGTS, retendo a contribuição das empresas pelas demissões por justa causa, para fechar artificialmente as contas do ano passado. Se ilegal não é, bonito também não chega a ser.

Mas... depois do Carnaval, Lula reavivará sua eficiente Caravana da Cidadania, distribuindo carisma e lábia país afora. Tudo é uma festa.

Assim, o Brasil segue na contramão do Chile. No simpático e aplicado país sul-americano, a economia vai bem, mas a reeleição do presidente Sebastián Piñera vai mal. No melhor país do mundo, que é o nosso, a economia não está lá essas coisas, mas a reeleição de Dilma Rousseff em 2014 vai de vento em popa.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: