quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Tucanos minimizam possibilidade de saída de José Serra

2014. Segundo jornal, ex-governador pretende viabilizar candidatura

Líderes do partido em Minas e São Paulo esperam sigla unida para eleição

Isabella Lacerda

A possibilidade de o ex-governador José Serra deixar o PSDB para viabilizar sua candidatura à Presidência da República, em 2014, foi minimizada, ontem, por aliados do tucano.

Segundo deputados paulistas ligados a Serra, "o tucano nunca cogitou isso".

Reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", divulgada ontem, mostra que, queixando-se de isolamento dentro do partido, o ex-governador estaria avaliando se transferir para outra legenda, ou fundar uma nova sigla, a exemplo do PSD, idealizado por Gilberto Kassab.

Segundo interlocutores de Serra, ele ainda não desistiu do sonho de chegar ao Palácio do Planalto. A hipótese de mudança teria sido objeto de discussão nos últimos dois meses, após a derrota dele na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Para um dos fundadores do PSDB, o ex-deputado federal Arnaldo Madeira, no entanto, a hipótese é "uma especulação fora de hora". "Não acredito que isso vá acontecer. Ele nunca disse nada nem parecido com isso para mim", afirmou o tucano, que coordenou o programa de governo de Serra nas eleições de 2012.

Na mesma linha, o deputado federal por São Paulo Antonio Carlos Mendes Thame ressalta que nos últimos tempos "nenhum acontecimento foi suficiente para que essa possibilidade fosse ventilada".
Ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse não acreditar na desfiliação de seu colega de partido. "Acho que o caminho do Serra é cada vez mais PSDB", declarou.

Nos últimos meses, o tucano com maior viabilidade para ser lançado para a disputa em 2014 é o senador mineiro Aécio Neves. Internamente, porém, o mineiro e o paulista são rivais. Em 2010, os dois chegaram a protagonizar uma disputa interna, já que ambos pleiteavam a candidatura à Presidência.

Para o presidente do PSDB de Minas, Marcus Pestana, o fato de Serra ter sido um dos fundadores do PSDB pesa a favor da sua permanência no partido. "Tenho certeza que, em 2014, as oposições estarão unidas. Podemos ter divergências de estilos, mas temos a convicção de que precisamos tirar o PT do poder. Aécio e Serra têm conversado nos últimos meses", disse.

Alguns serristas aconselham o tucano a permanecer na sigla, mesmo tendo que disputar a indicação com Aécio. 

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: