sábado, 26 de janeiro de 2013

Sucessão em jogo: PT diz que Dilma é a candidata

Após rumores de candidatura de Lula, o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido apoiará a reeleição de Dilma. Líder do PSB diz que partido irá lançar Eduardo Campos em 2014

Todos por uma

Presidente do PT nega candidatura de Lula e diz que partido vai apoiar reeleição de Dilma

Gustavo Uribe, Tatiana Farah

Convite. Lula se reuniu com Dilma em São Paulo e a chamou para participar de um evento, no final de fevereiro, em comemoração aos dez anos do PT à frente do governo

Sucessão antecipada

SÃO PAULO - Em mais uma tentativa de sepultar os rumores de uma eventual candidatura ao Planalto de Luiz Inácio Lula da Silva em 2014, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou ontem que uma de suas principais metas à frente da sigla será reeleger Dilma Rousseff e destacou que o antecessor da atual presidente também tem trabalhado para reconduzi-la ao posto.

Nos últimos dias, foram divulgadas informações de que Lula teria entrado em conflito com a atual mandatária do Palácio do Planalto em torno de questões de governo, sobretudo em relação à falta de diálogo de Dilma com a sociedade. Os boatos alimentaram a tese de que o líder do PT poderia disputar a sucessão presidencial no ano que vem.

O presidente do PT negou os rumores e afirmou que a candidatura da presidente não foi questionada em nenhum momento. Ele culpou a oposição ao governo federal pela tentativa de criar uma disputa fictícia entre Dilma e Lula.

- Nunca ninguém questionou a candidatura da presidente. Eu acho que faz parte do discurso da oposição. Depois de perceber que a ofensiva da Ação Penal nº 470 (processo do mensalão) não produziu os resultados esperados, eles tentam caracterizar uma disputa inexistente, com a história de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser candidato - afirmou.

Com a presença de condenados no julgamento do mensalão, Rui Falcão participou ontem de encontro da tendência Construindo um Novo Brasil, majoritária no PT, que anunciou apoio à sua reeleição à presidência do partido em novembro. Entre outros petistas, Rui Falcão recebeu os apoios do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, e do ex-presidente do partido José Genoino, que evitaram a imprensa. O dirigente da sigla, que é da corrente Novo Rumo, que compõe com a Construindo um Novo Brasil a maioria no partido, já conta com apoio suficiente para se reeleger.

- Um dos meus objetivos será (eleger Dilma Rousseff). O outro é construir uma plataforma de mudanças que permitam o avanço do país - afirmou Falcão.

Dilma tem Encontro com Lula

Em meio aos rumores, Dilma Rousseff visitou ontem São Paulo. Antes de participar de eventos ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito Fernando Haddad (PT), ela se reuniu em um hotel da capital paulista com o seu antecessor. No encontro, que contou com a participação de Rui Falcão, Lula convidou a sua sucessora para participar de um evento, no final de fevereiro, em comemoração aos dez anos do PT à frente do governo federal.

A solenidade, que terá a presidente como uma das anfitriãs e dará início às comemorações do partido, tem como objetivo reforçar a posição do PT de apoio à reeleição de Dilma, bem como negar uma eventual candidatura de Lula em 2014.

A avaliação da cúpula petista é de que ainda é cedo para lançar a presidente à reeleição, mas que chegou a hora de ela adotar um discurso mais duro em relação à oposição ao governo federal.

O tom mais crítico usado por Dilma em pronunciamento em cadeia nacional, na última quarta-feira, no qual explicou a redução da conta da luz, foi comemorado por algumas lideranças da sigla. No discurso, ela fez ataques a opositores e respondeu às críticas em torno de sua política econômica. Em nota, o PSDB informou que estuda ingressar na Justiça contra o pronunciamento, no qual identificou elementos eleitorais.

- Ela foi para a política no pronunciamento, foi uma opção dela e nós no PT aplaudimos. Ela não ficou apenas nos números, ela foi realmente para a política - avaliou o secretário nacional de Organização do partido, Paulo Frateschi.

Além da solenidade de abertura das comemorações dos dez anos do PT no poder, lideranças da sigla esperam que a presidente participe de outros eventos programados pela legenda. Com o auxílio do Instituto Lula e da Fundação Perseu Abramo, o partido pretende promover seminários e debates em todas as regiões do Brasil, o que levaria a presidente a rodar o país.

Além de ajudar Dilma Rousseff nas articulações políticas, Lula deve empreender, no primeiro semestre, uma caravana pelo Brasil, na qual pretende reforçar as alianças com partidos da base aliada, sobretudo com o PMDB e o PSB.

A atenção dos petistas está voltada, principalmente, para o Nordeste, onde o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB, tem conquistado cada vez mais espaço.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE), não descarta que o governador pernambucano, assim como Cid Gomes (PSB), governador do Ceará, sejam convidados para as incursões pelo interior desses estados.

- Eduardo Campos e Cid Gomes certamente serão chamados a participar. Esta agenda é importante politicamente para o PT - disse.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: