quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Embalsamamento – Urbano Patto

A situação pela qual passa a Venezuela mostra de maneira clara a distância que separa as ideologias da realidade a qual elas dizem ser o seu foco, seja para mantê-la ou para alterá-lá.

A ideologia e a paixão "bolivariana" ou "chavista" consegue dar posse a presidente ausente, nomear chancelar e vice-presidente sem assinar atos formais, informar sobre estado de saúde sem boletins médicos e outras coisas do gênero.

Não cabe entrar no mérito se tal ou qual medida se reveste ou não de constitucionalidade embora isso seja relevante para os possíveis desdobramentos.

O que não surpreende é que se repete mais uma vez a inconsistência dos regimes que se alicerçam em "ismos" quando as personalidades que lhes deram origem podem vir a desaparecer ou a falhar.

Já vimos as crises do getulismo sem Getúlio; do peronismo sem Peron; do prestismo sem Prestes; do stalinismo sem Stálin dentre inúmeros outras nos mais diversos cantos do mundo.

Com uma rápida passada de olhos sobre esse tipo de situação dá para se perceber que, via de regra, quanto mais forte o "ismo" e a dependência da personalidade do líder, mais fracos são os instrumentos democráticos utilizados pela sociedade. O mesmo também acontece com organizações mais restritas, inclusive em algumas associações e ONGs, que tem "donos".

O que dá um certo alívio é que uma vez esgotado, morto ou derrotado a personagem que originou o "ismo" quase não se vê o seu herdeiro, herdeiros ou sucessores criando seus próprios "ismos". Afinal é da essência desse tipo de projeto ideológico a existência o líder único, insubstituível e, as vezes, até mesmo milagroso.

Então o doente custa a morrer, o morto custa a ser enterrado e os candidatos a herdeiros dificilmente conseguem se entender.

Urbano Patto é Arquiteto-Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Secretário do Partido Popular Socialista - PPS - de Taubaté e membro Conselho Fiscal do PPS do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@hotmail.com

Nenhum comentário: