quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Até oposição diz acreditar que Renan será eleito

Peemedebista deverá voltar a presidir Senado com 58 dos 81 votos

Fernanda Krakovics

BRASÍLIA - Mesmo opositores da candidatura de Renan Calheiros (PMDB-AL) apostam que ele deve ser reconduzido amanhã à presidência do Senado com pelo menos 58 dos 81 votos. A votação é secreta. Ele deixou o cargo há cinco anos para evitar a perda do mandato e acaba de ser denunciado pela Procuradoria Geral da República por, supostamente, ter usado notas frias, na época, para justificar seu patrimônio. Ontem, a polícia do Senado impediu um grupo de 18 manifestantes de lavar a rampa do Congresso, em ato contra a candidatura de Renan, que é criticada em abaixo-assinado na internet com mais de 121 mil apoios.

A eleição tem servido como pano de fundo para dois potenciais presidenciáveis, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE), marcarem posição. Apesar de declarações públicas deles contra a volta de Renan ao comando do Senado, as bancadas dos dois partidos estão divididas. Como a votação é secreta, fechar posição se torna inócuo. Renan é apoiado pelo Palácio do Planalto e pelo PT.

Com a provável eleição de Renan, há grande chance de um partido como o PSOL entrar coma representação contra ele no Conselho de Ética, o que poderia levar a um pedido de cassação.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: