terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rumo a 2014: PSDB quer Aécio candidato já

Líderes tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique, lançaram ontem a pré-candidatura do senador Aécio Neves à Presidência, em encontro com prefeitos. Aécio, porém, disse que não quer "antecipar etapas".

Líderes do PSDB lançam Aécio à Presidência

FH afirma que é preciso assumir candidatura, mas senador resiste e diz que este não é o momento

Fernanda Krakovics, Paulo Celso Pereira

Rumo a 2014

BRASÍLIA - Diante da cautela do senador Aécio Neves (PSDB-MG), líderes nacionais do PSDB - como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE) - lançaram ontem o nome do mineiro para disputar a Presidência da República, em 2014, e para assumir o comando do partido, em maio de 2013. Cobrado a assumir essas posições, Aécio disse que é cedo e que não quer queimar etapas.

Os tucanos aproveitaram um seminário para os prefeitos eleitos e lançaram a pré-candidatura do senador:

- Aécio é o candidato da grande maioria do PSDB. Deve ser o presidente do partido, é o chefe de que precisamos e o líder que desejamos. Não estamos diminuindo ninguém, mas Aécio é o candidato que o PSDB tem para presidente da República - afirmou Guerra ao lado do senador, que se mostrava incomodado.

Ciente da relutância de Aécio, FH começou cauteloso, mas, depois, defendeu o nome do tucano, em discurso:

- Acho que o senador Aécio é um nome e, desde já, tem que assumir suas responsabilidades, não digo de candidato, mas de líder político - afirmou FH, em entrevista.

No discurso, subiu o tom:

- Depois que Aécio disse que está disposto a percorrer o Brasil levando a chama do PSDB, nem precisa se lançar candidato, vai ser ungido candidato no momento oportuno.

A avaliação da cúpula do PSDB é que Aécio precisa assumir a pré-candidatura para nacionalizar seu nome e construir um projeto. Já Aécio considera precipitado assumir uma pré-candidatura tão cedo.

Aécio não quer ficar tanto tempo exposto a ataques de adversários e não vê razão em antecipar a candidatura, ainda mais sem um adversário real no partido. Sua prioridade é construir a nova direção nacional do PSDB, a ser eleita em maio, e preparar a mudança no programa da legenda.

- Antes de ter candidato a presidente da República, temos que apresentar ao Brasil uma nova agenda para os próximos 20 anos. O lançamento tem que ser de forma natural, não é este momento ainda. Não vou antecipar etapas, porque não acho que seja produtivo - afirmou Aécio.

Ele já disse que "empurrado, não vou". Indagado se mantém a declaração, respondeu, rindo:

- (Hoje) Me deram um cutucão.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: