domingo, 9 de dezembro de 2012

Petistas querem que secretária se desfilie

Telefonemas dela para Cardozo e Dirceu são criticados

SÃO PAULO - Considerada no PT como uma pessoa "fora de controle" e "sem limites", Rosemary Noronha tem sido monitorada de perto por lideranças ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os petistas criticam todas as iniciativas tomadas por Rose, principalmente a de ter ligado para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e para José Dirceu, recém-condenado à prisão, tão logo a Polícia Federal entrou em seu apartamento para deflagrar a operação Porto Seguro. Para o trabalho de "redução de danos" foi chamado o advogado Luiz Bueno de Aguiar, ligado ao PT.

- Atendi Rose de maneira emergencial e, por minha indicação, foi chamado o Celso Vilardi- contou Bueno de Aguiar.

Celso Vilardi é um dos mais renomados criminalistas do país. Assina a defesa de outro petista, Delúbio Soares. O ex-tesoureiro é visto como um "herói" no PT por jamais ter dado uma declaração que constrangesse as grandes lideranças do partido no caso do mensalão. Ganhou, como prêmio, o retorno à legenda no ano passado.

Desta vez, o PT quer que Rose faça diferente. Não pretende indicar sua expulsão nas Comissões de Ética, nem municipal nem nacional, mas espera que ela peça desfiliação, como fez em 2005 o ex-secretário-geral Silvio Pereira, também envolvido no escândalo do mensalão. A única atitude tomada pelo PT até agora foi desativar o e-mail partidário usado por Rose.

Outro tratamento para Vieira

O tratamento que tem sido dispensado a Rosemary não é o mesmo dado ao ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, acusado de chefiar o grupo que supostamente cometia crimes de corrupção, fraude e tráfico de influência. Vieira é filiado ao PT desde o primeiro ano de mandato de Lula, 2003. O comando do partido não deve vetar sua expulsão nem fazer gestões para que ele se desfilie. Tampouco se empenhou para tentar evitar seu depoimento no Congresso. Sem ligação com lideranças do partido, ele é visto como mais próximo do deputado Valdemar Costa Neto, do PR, do que dos petistas.

Na última semana, O GLOBO procurou por Rose todos os dias. Ela não tem sido vista no prédio onde mora nem foi se exilar em seu imóvel na Praia de Santos. Na quinta-feira, seus advogados entraram com uma representação na Polícia Federal denunciando que a lista de contatos de e-mail de Rose havia vazado do inquérito. Rose se apavorou quando esses contatos passaram a receber e-mails de jornalistas que perguntavam sobre suas ligações com a ex-chefe de gabinete.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: