segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Pernambuco adere à mobilização pró-Lula

Presidente do PT, Pedro Eugênio defende o movimento nacional em defesa do ex-presidente, acusado de suposto envolvimento com o mensalão, e promete reforçá-lo

Ana Lúcia Andrade

O chamado feito pelo secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para que a militância do PT invada as ruas de todo o País, em 2013, em defesa do ex-presidente Lula das acusações de suposto envolvimento com o mensalão, foi acatado em Pernambuco. O presidente estadual da legenda, deputado Pedro Eugênio, defende a mobilização nacional e já decretou que o PT local vai se organizar para fazer parte do roteiro e fortalecer o projeto de defesa de Lula e da legenda. Ainda não há uma data precisa para início dos atos pró-Lula. Por ora, as reuniões de organização do movimento estão restritas às cúpulas do PT nacional, em São Paulo, e da legenda no Rio de Janeiro.

Para o dirigente petista, "por mais que se diga que não houve no julgamento do mensalão um movimento contra o PT, ele ocorreu nitidamente". E mais: Pedro Eugênio acredita que a decisão de o Supremo Tribunal Federal (STF) realizar o julgamento durante o período eleitoral não foi uma simples coincidência. "Mas algo dirigido para atingir o PT nas eleições, principalmente na disputa de São Paulo. O partido não se conforma com essa decisão (a condenação dos petistas). Sabemos que decisão judicial é soberana e temos que cumpri-las. Mas também temos o direito de expressar nossas posições", argumentou o dirigente do PT pernambucano.

Os petistas condenados pelo STF na Ação Penal 470 - conhecida como mensalão - foram: o ex-ministro de Lula José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares, todos por formação de quadrilha e corrupção ativa pela compra de votos de parlamentares, e o deputado federal João Paulo Cunha (SP), que foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato (uso de cargo público para prática de desvios).

No chamamento feito em vídeo, no último dia 17, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, alerta os militantes do PT a "descansar bem agora, porque no ano que vem o bicho vai pegar e precisamos fortemente da nossa militância mais uma vez na rua, conversando com o povo, esclarecendo as pessoas, mostrando qual é esse projeto que, cada vez mais, graças a Deus, está mudando o Brasil". Entende Carvalho, que os "ataques sem limites" ao ex-presidente Lula "têm como objetivo destruir o PT e o governo".

A reação do PT é uma resposta ao depoimento que o publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, deu à Procuradoria-Geral da República no qual afirma que o dinheiro do esquema teria servido também para pagamento de despesas pessoais do ex-presidente Lula. Desde que as declarações vieram a público que políticos do PT e ministros da presidente Dilma se mobilizam em defesa do petista.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: