quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Na Câmara, deputados defendem ex-presidente

Parlamentares do PT e da base criticam quem tenta "macular" imagem de Lula

Isabel Braga

BRASÍLIA - Ao som de "Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo", deputados do PT e da base aliada fizeram ontem um ato de desagravo ao ex-presidente na Câmara dos Deputados. Nas falas, os feitos do governo Lula foram enaltecidos e o ex-presidente, apontado como o melhor que o país já teve.

Em discursos enfáticos, os deputados criticaram o que chamaram de ataques a Lula, como a publicação e a repercussão do depoimento dado pelo operador do mensalão, Marcos Valério ao Ministério Público, em setembro, no qual ele diz que Lula sabia e se beneficiou do esquema.

Para os aliados, atacar Lula é atentar contra a democracia, contra o estado democrático de direito e contra as conquistas sociais alcançadas nos últimos anos. Alguns fizeram questão de destacar que o ex-presidente, se quisesse, teria aprovado no Congresso Nacional a possibilidade de um terceiro mandato, e não o fez porque é um democrata.

Presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) compareceu.

- Os que hoje acusam Lula, tentam macular sua imagem, não sabem o que é passar fome, não ter luz elétrica em casa, não conhecem a vida dura do trabalhador brasileiro. Por isso que repito: mexeu com Lula, mexeu com o povo brasileiro, com a sociedade brasileira - disse Maia.

- Não é só o ataque à figura do presidente Lula, mas é atacar a esperança do povo. A oposição, setores da mídia e do Judiciário dando credibilidade a depoimento (de Valério) querem é abafar as transformações feitas no país pelo presidente Lula e a presidente Dilma - emendou o deputado André Vargas (PT-PR).

Participaram do ato os líderes do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), e do PCdoB, Luciana Santos (PE).

- Lula é patrimônio deste país. O que ele fez em seu governo, mudou o Brasil. O maior respeito ao, talvez, maior presidente do nosso país - disse Henrique Alves.

- Que a gente fortaleça o projeto de governo que Lula representa. Firme na luta - afirmou a líder do PCdoB.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que Lula é "baluarte do povo brasileiro" e o maior presidente da História do Brasil. Ao encerrar o ato, o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), disse que Lula foi grosseiramente atacado.

Também participaram deputados de PP, PTB, PV e PSB. O ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), inocentado no julgamento do mensalão, foi, mas João Paulo Cunha (PT-SP), condenado, não.

Entre um discurso e outro, foi cantado um dos jingles da campanha do petista: "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula". Um painel com a foto dele, onde se lia "Lula é Brasil! Lula é o povo brasileiro escrevendo sua história" foi afixado atrás do palco improvisado.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: