sábado, 1 de dezembro de 2012

Evitando 2014, Eduardo critica a gestão Dilma

No seminário do PSB, governador critica a política de desonerações do governo. E insiste que não é hora de falar de eleição

BRASÍLIA - Em encontro partidário em clima de campanha pela candidatura própria à Presidência da República, ontem, o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB, criticou a política de desonerações promovida pelo governo Federal, que tem impacto na receita de Estados e municípios. No seminário para os 444 prefeitos eleitos pelo partido em outubro, Campos ainda fez críticas indiretas à falta de capacidade do Palácio do Planalto de promover um entendimento nacional sobre os royalties do petróleo. O presidenciável do PSB também defendeu um novo pacto federativo para a redistribuição de recursos, hoje concentrados na União.Embora Campos não admita abertamente suas pretensões eleitorais para 2014, e tenha dado essa orientação para o partido, a base do PSB não fala em outra coisa. O evento ocorreu em um ambiente de euforia pelo crescimento de 42% da legenda nas eleições municipais de outubro. O PSB foi o partido que conquistou o maior número de capitais, cinco.

Em sua palestra, o governador disse que, diante da crise econômica internacional, o governo Federal insistiu na política de desonerações, que teve efeito no primeiro momento ao estimular o crescimento econômico, mas não conseguiu repetir esse êxito agora. Defendeu não só compensação aos Estados e municípios por essas renúncias fiscais, mas também criticou a forma como foram implementadas. "Precisamos começar políticas de desoneração que não sejam só para um segmento ou outro, porque às vezes um segmento impacta mais num Brasil e não impacta em outro Brasil. Se vamos fazer desonerações tributárias que vão ser carregadas nas costas sobretudo do Brasil mais profundo, a gente precisa também desonerar para a economia dessa área. Se vamos fazer desonerações tributárias, vamos fazer para todos", afirmou.

Ainda no papel de aliado político do governo federal, o governador disse que o PSB precisa ajudar a presidente Dilma Roussef (PT) a tomar atitudes para que a economia brasileira tenha um crescimento maior. E que é hora de pensar no Brasil, e não em eleições. "Estamos tendo um crescimento neste ano no Brasil menor do que os Estados Unidos da América, onde está o centro da crise. Não é hora de eleitoralizar o debate brasileiro, não é hora de inventar brigas que não existem nem disputas que não levam a nada. É hora de pensar no Brasil", declarou.

Indagado sobre os planos do partido para 2014, ele deixou todas as portas abertas. Disse que a intenção do PSB é consolidar o crescimento do partido, mas que não há como cravar o que vai acontecer. Assertivamente, disse apenas que o PSB vai ajudar a presidente Dilma a enfrentar a crise econômica no ano que vem. "Dizer exatamente o que vai acontecer em 2014, você pode perguntar à direção do PT, do PCdoB, do PDT, do PSDB, para todo mundo, que não vai conseguir dize", tergiversou Eduardo Campos. "Estamos na base da presidente Dilma, ajudamos a elegê-la, estamos ajudando ela a governar e vamos ajudá-la a ganhar o ano de 2013", completou.

Sobre suas aspirações presidenciais, Campos tem dito a terceiros, em conversas reservadas, que não vai partir para uma aventura, mas que também não tem porque se excluir do processo. Pondera que é muito cedo para uma definição e que não vai "atravessar o samba". Ao dar conselhos aos prefeitos socialistas sobre administração municipal, adotou o tom de sua própria estratégia: "A ansiedade é inimiga do êxito."

Geraldo fala

O seminário do PSB com os prefeitos eleitos pelo partido em outubro prossegue neste sábado, no auditório do Hotel Nacional, em Brasília. Dos 444 gestores eleitos pela legenda, 58 são pernambucanos. Oficialmente, o encontro, promovido pela Fundação João Mangabeira, ligada ao partido, tem por objetivo principal apresentar experiências exitosas de governo e novas ferramentas de gestão que garantam eficiência já nos primeiros meses de mandato.

Hoje, entre os palestrantes estará o prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio. Sua exposição, prevista para começar às 9h, vai abordar o tema "Planejamento como estratégia de desenvolvimento municipal sustentável".

Geraldo Julio dividirá a mesa o coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi. O prefeito eleito do Recife avaliou como muito importante a iniciativa da legenda.

"Também espero conhecer um pouco mais do "jeito PSB de governar". O partido tem mostrado em suas administrações que sabe transformar os anseios do povo em realizações. Por isso, acredito que tenho muita coisa a aprender nesse seminário", pontuou ontem o socialista.

Já o governador classificou o evento como "uma contribuição objetiva" do PSB não só para os gestores eleitos pela primeira vez como para os que vão para o segundo mandato.

Hoje à noite, em São Paulo, Geraldo Julio participa de jantar organizado pela Fifa com representantes das 12 sedes da Copa 2014. O prefeito João da Costa (PT) também participará.

Fonte: Jornal do Commercio 

Nenhum comentário: