quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

2014: Lula e Dilma antecipam disputa por candidatura presidencial! - Cesar Maia

1. Uns dias atrás, este Ex-Blog, através de uma alegoria como uma peça de teatro em um só ato sobre a insônia de Dilma, dava luz ao que começava a sair dos bastidores ministeriais, congressuais e restaurantes de Brasília. A grande maioria do PT quer Lula candidato em 2014. Mas, para isso, é importante que Dilma não saia do PT até a primeira semana de outubro de 2013, quando ficaria refém do partido.

2. Os amigos de Dilma começaram a se movimentar em direção ao PDT, seu anterior partido. Araújo, seu ex-marido, mas muito amigo, assinou a ficha do PDT. A Folha de SP, em matéria semana passada, informou que isso faz parte do plano B, que começaria pelo ministro Brizola Neto assumir o comando do PDT, vencendo o grupo de Lupi, atual presidente.

3. Para fixar Dilma, o marqueteiro do PT deu longa entrevista a Folha de SP, santificando Dilma. O objetivo ficou claro: retê-la até outubro. Da mesma forma, Lula, que repete sempre que a candidata é Dilma, se ela quiser. Em Paris, Dilma respondeu às críticas da militância, defendendo Lula dos escândalos, pela primeira vez.

4. Na Folha de SP deste sábado (15), André Singer, ex-assessor de imprensa e porta voz de Lula –presidente-, sublinhou a disposição de Lula ser candidato a presidente, dando a sua coluna o título –Voltei. Ele escreveu assim: O discurso de Lula anteontem em Paris deve ser lido com atenção. Não só porque foi mencionada a chance de nova candidatura, o que lhe dá sabor histórico. Para os que buscam sinais, aliás, convém anotar outras passagens. A certa altura, o antigo mandatário deixa escapar: "Se é verdade o número que o meu ministro da Economia falou na hora do almoço...". Adiante, afirma aguardar que "a gente consiga fazer um acordo mais razoável" na conferência do clima prevista para se dar em Paris em 2015. Já quase ao final, solta o seguinte: "Espero que os presidentes das Repúblicas não se reúnam mais para discutir crise. Nós temos que discutir soluções".

5. O empresariado (exceção –talvez- das mega-empreiteiras com obras no exterior e dos grandes bancos) quer a recandidatura de Dilma. Outro dia, um diretor da CNI (Confederação Nacional da Indústria) declarou isso abertamente. A grande imprensa abertamente é pró Dilma nessa disputa com Lula, o que ajuda a explicar sua ótima avaliação pessoal, apesar da péssima avaliação das funções de seu governo na última pesquisa do Ibope. Aliás, arredondando, nessa pesquisa, 20% acham Lula melhor que Dilma, 20% acham Dilma melhor que Lula e 60% acham os dois iguais.

6. Os governadores governistas relevantes, assim como a maioria dos deputados e senadores da base aliada, preferem Lula e dizem abertamente que Dilma não controla mais o Congresso, que atua de forma independente. O beija mão a Lula, deles, cresce.

7. Mas a equação se complica ainda mais. Com Lula, o governador Eduardo Campos aceitaria ser vice-presidente. E o PMDB, segundo eles, se ajeitaria com posições próximas aos“cofres”. Mas e se Dilma for para o PDT em 01/10/2013? O PMDB fica ou sai? O tempo de TV de Dilma teria como base PSD+PDT e se incluir o PMDB será maior que PT+PSB...

8. Enquanto isso, a oposição, acompanha esta movimentação a reboque. FHC quer que Aécio ocupe logo seu lugar no palco. Dizem que FHC acha uma ilusão imaginar que o PSB ou o PMDB possam apoiar Aécio. Aderem depois, dizem alguns. E os partidos da faixa intermediária fazem, todos os dias, uma análise combinatória de possibilidades de fusão. E la Nave Va!

Nenhum comentário: