segunda-feira, 5 de novembro de 2012

STF retoma quarta-feira debate sobre conta de penas

Resultado do julgamento poderá ser proclamado por Joaquim Barbosa

BRASÍLIA - Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o cálculo das penas dos 25 condenados no processo do mensalão, após a interrupção na semana passada para viagem do relator, ministro Joaquim Barbosa, que foi à Alemanha para tratamento de saúde. Até agora, o tribunal contabilizou a pena de Marcos Valério e parte da pena de Ramon Hollerbach, um de seus ex-sócios. Em seguida, serão definidas as punições para Cristiano Paz e Rogério Tolentino, também ligados a Valério. A expectativa é de que a pena do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, fique para o final.

A polêmica sobre a dosimetria surpreendeu inclusive os ministros do STF. Não há previsão de conclusão do julgamento. No entanto, restam apenas quatro sessões até a aposentadoria do presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. O mais provável é que o resultado seja proclamado por Barbosa, que assume o cargo no dia 22.

Após a definição de todas as penas, o ministro Marco Aurélio Mello promete questionar no plenário a forma como foram feitas as contas. Ele defende que não sejam somadas as penas atribuídas a cada um dos crimes cometidos, mas que seja aplicada a regra da continuidade delitiva.

Após o julgamento, os ministros terão 60 dias para redigir o acórdão, que só deve ficar pronto no próximo ano. As ordens de prisão, confirmadas as condenações, só devem ser expedidas após o julgamento desses recursos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: