segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Simon vai protocolar pedido para convocar Cardozo

Leonencio Nossa
 
BRASÍLIA - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, encabeça a lista de possíveis convocados pelo Senado para dar esclarecimentos sobre a atuação de criminosos em órgãos públicos, revelada pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal (PF). Ainda podem ser convocados o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e a ex-chefe de Gabinete da Presidência em São Paulo Rosemary Nóvoa Noronha - demitida no sábado pela presidente Dilma Rousseff.
 
Hoje, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) protocolará na Comissão de Constituição e Justiça pedido para convocar Cardozo. "O ministro ou outra pessoa que a presidente quiser deve falar sobre as providências tomadas", afirmou. "O ministro, aliás, deveria se oferecer para falar". Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, Cardozo só irá ao Congresso se convocado.
 
Simon avalia que o escândalo no escritório da Presidência em São Paulo é "grave demais", que ocorreu na "alma do governo". Mas diz que o Congresso não tem condições de propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). "Seria muita coragem e cara de pau pedir CPI depois do vexame da comissão do Cachoeira", disse. O deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI que investiga o contraventor Carlos Augusto Ramos, pediu o indiciamento de adversários do governo e deixou de fora aliados.
 
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) vai pedir à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para ouvir Rosemary e Adams. Diz que a convocação de Rosemary é o primeiro passo para o Senado entender a dimensão do caso. Argumenta que o advogado-geral deve esclarecer sobre a atuação no esquema do advogado José Weber Holanda, da Advocacia-Geral da União, "auxiliar direto" de Adams. O senador pedirá à PF cópia dos autos do inquérito que não estão em segredo.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: