sábado, 10 de novembro de 2012

Secretários viajaram às custas de empresário

Titulares das pastas municipal de Urbanismo e estadual de Governo pegaram um jatinho até o Caribe

Elenilce Botari

O secretário estadual de Governo do estado, Wilson Carlos, e o secretário municipal de Urbanismo, Sergio Dias, voltaram a ser alvo de polêmica por terem viajado às custas de um empresário que tem obras públicas. Os dois foram ao Caribe em abril de 2011 a convite do empresário Saulo Wanderley Filho, da Cowan, que teria contratos com a prefeitura e o governo, conforme publicou ontem o jornalista Lauro Jardim na coluna Radar, da revista "Veja". Com as famílias, os dois pegaram um jatinho Golfstream da empresa e ficaram numa casa alugada na Ilha de Saint Barths.

Notas em defesa dos dois

Carlos e Dias estavam no grupo do governador Sergio Cabral fotografado em Paris, em setembro de 2009, dançando com guardanapos na cabeça, numa comemoração com o empresário Fernando Cavendish, ex-presidente da Construtora Delta, que tinha vários contratos com o estado e aprefeitura, além do governo federal.

Em nota, o Palácio Guanabara disse tratar-se de de viagem particular de cinco dias a convite de Saulo e de sua mulher Erica: "Foi a única vez que o secretário viajou a convite de Erica e Saulo Wanderley Filho. As relações pessoais do secretário não interferem em seu trabalho no governo". Segundo o governo, o contrato entre o estado e a Cowan é antigo, e a viagem ao Caribe ocorreu antes da publicação do Código de Ética do estado. "Cabe destacar que a empresa Cowan, desde janeiro de 2007, não obteve nenhum contrato com o governo do estado. A Cowan foi vencedora, em consórcio com outras empresas, de licitação realizada em 1998 para a construção da Linha 4. Ressalte-se que o governo do estado, com a publicação do Código de Ética, no dia 5 de julho de 2011, estabeleceu normas que desde então vêm sendo observadas", acrescentou na nota oficial.

Também em nota, a Secretaria municipal de Urbanismo informou que "a secretaria não licita, não licencia nem tão pouco fiscaliza obras públicas e de infraestrutura, sua área de atuação está restrita ao licenciamento de construções prediais, ou seja, o âmbito de atuação dos projetos da empresa Cowan não é de competência da SMU".

O código de Conduta Ética do estado foi criado em 2012, por determinação de Cabral, após o o acidente, em junho, com o helicóptero em Trancoso, na Bahia, que deixou sete mortos, entre eles, a mulher do empresário Fernando Cavendish, Jordana Kfuri, e a jovem Mariana Noleto, a namorada do filho do governador, Marco Antônio Cabral. O governador, o filho e amigos estavam hospedados em um resort a convite de Fernando Cavendish, na época presidente da Delta, empresa com a qual o governo tinha obras contratadas.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: