sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Reação dos petistas

Paulo de Tarso Lyra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva emudeceu, mas os petistas reagiram ao depoimento dado pelo empresário Marcos Valério ao Ministério Público Federal. Já condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por envolvimento no mensalão, Valério teria dado detalhes, no fim de setembro, do suposto envolvimento de Lula e do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci no esquema de compra de apoio político no Congresso. “Hoje, ele é uma pessoa desqualificada para emitir qualquer opinião a respeito dele e dos outros. Teve a oportunidade de dizer as coisas e, agora, no momento em que foi condenado, fala qualquer coisa. Não merece o mínimo de credibilidade”, atacou o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP).

Para o líder petista, o ex-presidente Lula é uma pessoa honrada, que só fez bem ao Brasil e descartou que Valério esteja querendo chantagear o PT, já que as relações do publicitário com o partido são por demais conhecidas. “O PT pagou um alto preço por ter relação com esse senhor. Já pagamos nossos pecados”, completou. 

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), considerou “lamentável” a tentativa de vincular o ex-presidente ao mensalão. “Depois do julgamento, depois de todas as análises feitas, de todas as investigações feitas, eu diria que não cabe mais nenhum tipo de ilação sobre esse tema, principalmente nesta direção ou com essa intenção de envolver o presidente Lula nessa investigação”, afirmou.

O advogado de defesa do ex-ministro Antonio Palocci, José Roberto Batochio, classificou o envolvimento de seu cliente com o mensalão uma insanidade. Ex-homem forte da economia no governo Lula e chefe da Casa Civil nos cinco primeiros meses da gestão de Dilma, Palocci afirmou, por meio de seu advogado, que “não tratava de base de governo e que nunca teve nenhum tipo de contato com o operador do mensalão”. A assessoria de Lula disse que não se pronunciaria para não alimentar o debate. Já o presidente do PT, Rui Falcão, foi lacônico: “Mais do mesmo”

.Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: