sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PSB quer Beto de volta à Câmara

Partido pressiona secretário estadual a retomar mandato federal e fortalecer organização de chapa própria à Presidência

Uma reunião há duas semanas em Brasília abriu a porta para o retorno do secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, à Câmara dos Deputados. Ele voltaria na condição de representante do ascendente governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Na conversa, o interlocutor Roberto Amaral, vice-presidente nacional do PSB, convidou Beto para assumir o posto de líder da sigla na Câmara. O discurso oficial é de que a bancada partidária precisa ser fortalecida, mas, por trás da estratégia, estaria a pavimentação da possível candidatura de Campos à Presidência em 2014.

As defecções sofridas pela bancada do PSB em Brasília fizeram o nome de Beto – reeleito deputado em 2010 com mais de 200 mil votos – ser lembrado pela direção nacional da legenda, comandada por Campos. Nos últimos meses, o partido deixou de contar com nomes experientes no Congresso.

Licenciado, Beto foi chamado por ter trânsito no Congresso. Com a experiência de vice-líder do governo Lula, ele teria o perfil para robustecer a bancada e ajudar a montar as estratégias do partido de chegar ao Planalto.

Se o governador de Pernambuco optar por concorrer, Beto deverá ter a missão de buscar aproximação com outros partidos. Uma das suas tarefas seria preparar viagens de Campos pelo país. O diagnóstico é de que hoje ele é muito popular no Nordeste, mas ainda é pouco conhecido pela população de outras regiões.

Secretário planeja concorrer ao Senado

Para Beto, a situação é paradoxal. Por uma lado, ele dirige a secretaria mais capitalizada da gestão. De outro, sofre oposição velada de petistas. Exemplo disso é a tensa relação com João Victor Domingues, secretário da Assessoria Superior do Governador.

O cenário divide opiniões no PSB. Alguns entendem que o retorno do secretário à Câmara, alinhado com o projeto de candidatura de Campos, será importante para o protagonismo da sigla (que hoje tem o vice de Tarso) também no Rio Grande do Sul em 2014. Beto idealiza concorrer ao Senado. Mas há posições contrárias.

– Eu seria contra a hipótese de Beto voltar à bancada. É cedo para tratar da eleição de 2014. Mas isso é uma questão da vontade dele – avalia Caleb de Oliveira, presidente estadual do PSB.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: