sábado, 17 de novembro de 2012

Mensalão: réus recorrem da apreensão de passaportes

Advogados de Dirceu e Salgado querem que plenário do STF se manifeste sobre decisão de Joaquim Barbosa

BRASÍLIA - Dois advogados de condenados no processo do mensalão recorreram da decisão do relator, Joaquim Barbosa, de determinar o recolhimento dos passaportes dos 25 réus considerados culpados. Os advogados do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado querem que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) resolva a questão. Caberá a Barbosa decidir se julga os recursos sozinho, ou se os submete à apreciação dos colegas.

Os dois condenados que questionaram o recolhimento dos passaportes entregaram seus documentos dentro do prazo. Diante de um pedido feito pelo Ministério Público Federal, Barbosa determinou no dia 7, por liminar, a apreensão dos passaportes de todos os condenados. O prazo terminou na última terça-feira. Três réus não entregaram o documento ao STF.

Um deles, o deputado federal Pedro Henry (PP-MT), primeiro alegou que não tinha sido intimado pessoalmente da decisão. É que o relator publicou a liminar no Diário de Justiça para o conhecimento de todos os condenados. Após esclarecido o ponto, o deputado decidiu entregar o passaporte ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Ele argumentou que, como o passaporte era diplomático e havia sido outorgado pela Câmara, caberia à Casa reter o documento.

O operador do mensalão, Marcos Valério, e o ex-deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ) informaram que não detinham mais os passaportes, porque os documentos já haviam sido entregues à Justiça em razão de outros processos. O de Valério foi entregue em 2005 e o de Rodrigues, no ano seguinte.

Na quarta-feira, o advogado Marcelo Leonardo, contratado por Valério, entregou outro passaporte ao STF. Isso porque o que fora entregue à Justiça estava vencido e seu cliente tirou outro documento em seguida. O advogado de Bispo Rodrigues, Marcelo Bessa, enviou ao STF um passaporte diplomático antigo, do período em que seu cliente exercia mandato parlamentar.

Na semana passada, Dirceu tinha usado seu blog para atacar a decisão de Barbosa de recolher os passaportes. Para Dirceu, trata-se de "puro populismo jurídico e uma séria violação aos direitos dos réus ainda não condenados, uma vez que o julgamento não acabou, e a sentença não transitou em julgado".

Dirceu provocou Barbosa, sem citar seu nome, ao dizer que apenas no absolutismo real um ministro encarna o Judiciário e que só em ditaduras um ministro encarna a nação ou o povo. No despacho em que determina o recolhimento dos passaportes, sem citar nomes, Barbosa criticou o comportamento "incompatível com a condição de réus condenados e com o respeito que deveriam demonstrar para com o órgão jurisdicional perante o qual respondem por acusações de rara gravidade".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: