sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mais uma vitrine para Eduardo

Na estratégia de manter seu presidente da mídia, PSB traz prefeitos da legenda a Brasília para mostrar exemplos de boa gestão municipal

Paulo de Tarso Lyra

O PSB promove hoje mais um evento para alavancar os planos do presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, de ser candidato a presidente da República em 2014: um seminário sobre planejamento e gestão com os 433 prefeitos eleitos pela legenda em outubro. O encontro vai servir para expor a tradição dos socialistas de gerir com eficiência os municípios que governam. Um dos organizadores do seminário, o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, não esconde a simpatia com a ideia de que o partido tenha candidatura própria daqui a dois anos. "Eduardo é uma nova liderança e tem um governo testado e aprovado. Seria um desperdício não o lançarmos candidato a presidente em 2014" defendeu.

E o mote começa a ser dado hoje: um Estado mais eficiente na administração. "Temos que aprender a pensar o país por 50 anos. Não apenas para o próximo ano, a próxima eleição ou a próxima pesquisa de opinião pública", disse Carlos Siqueira.

Para a cúpula do PSB, o país não tem um planejamento de longo prazo, embora a gestão seja uma das marcas associadas inicialmente à presidente Dilma Rousseff que, agora, está sendo questionada. "Se tivéssemos (boa gestão), teríamos construído ao longo dos 10 últimos anos a infraestrutura necessária para garantir o nosso desenvolvimento", declarou Siqueira. "O Brasil tem condições de crescer 5% pelos próximos anos? Não", sentenciou o pessebista. Dez anos coincidem, exatamente, com a chegada do PT ao poder — oito anos de governo Lula e quase dois de Dilma Rousseff.

O seminário com prefeitos, que vai até amanhã em um hotel tradicional da capital federal, terá como grande estrela o presidente nacional do partido, Eduardo Campos. Ele fará, hoje, a palestra inaugural, abordando um tema que vem preocupando o PT: a proposta de um novo pacto federativo. Na visão do governador pernambucano, as receitas e as ações estão muito concentradas no governo federal, fazendo com que estados e municípios tenham pouca margem de manobra para investimentos.

Como exemplos de modelos de gestão que serão apresentados, três cidades governadas pelo partido: Belo Horizonte, São José do Rio Preto (SP) e Salgueiro (PE). Nas duas primeiras, o PSB derrotou candidatos petistas nas eleições deste ano. Mais do que o discurso, irrita os petistas a proximidade entre Eduardo Campos e o principal pré-candidato da oposição nas eleições de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Setores do PT, inclusive, não descartam que os dois poderão estar juntos daqui a dois anos. "Não pode falar de aliança com a direita um partido que coligou-se ao PP de Paulo Maluf", alfineta Siqueira.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: