quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Serra confia na indefinição de mais da metade dos eleitores


Cristiane Agostine

SÃO PAULO - Na reta final do primeiro turno das eleições municipais, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, disse ontem que "mais da metade dos eleitores" ainda não decidiu em quem votar. Serra está empatado tecnicamente em segundo lugar com o candidato do PT, Fernando Haddad, atrás de Celso Russomanno (PRB). Hoje vai ao ar o último programa eleitoral dos candidatos à prefeitura.

"A maioria das pessoas ainda está fazendo sua cabeça nesta semana", disse Serra, depois de fazer uma caminhada por uma rua comercial de Santana, bairro da zona norte da capital. Antes, o tucano fez campanha pelo Tucuruvi, também na zona norte, sem divulgar para a imprensa.

O candidato aposta nos últimos dias de campanha para conquistar votos suficientes para ir ao segundo turno. Segundo a pesquisa Ibope divulgada ontem, Russomanno tem 27% das intenções de voto, Serra, 19% e Haddad, 18%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico entre os candidatos do PT e do PSDB. Pesquisa Ibope divulgada também na semana passada indicava Haddad numericamente à frente de Serra, mas também com empate entre ambos. Segundo o Datafolha da semana passada, Russomanno tinha 30%, Serra, 22%, e Haddad, 18%.

O tucano perdeu tempo nos programas de rádio e de televisão que serão veiculados amanhã, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por ter usado o espaço dos vereadores para fazer a divulgação de sua candidatura. De acordo com a Justiça Eleitoral, Serra perdeu 12s do tempo reservado para o programa de rádio da manhã e 15s da tarde. O TRE-SP também determinou a perda de 12s da propaganda de televisão do início da tarde e 15s no programa de TV da noite. "Qualquer segundo vale", afirmou. "Mas a Justiça definiu assim", disse. O candidato também lamentou o cancelamento do debate da Rede Globo, que estava previsto para amanhã.

Serra evitou fazer críticas à presidente Dilma Rousseff, que ontem, em evento da campanha de Fernando Haddad, disse que "meteria o bico" na disputa pela prefeitura paulistana. A afirmação de Dilma foi uma resposta ao comentário do tucano, feito no mês passado, de que a presidente não deveria se envolver na disputa paulistana. O candidato do PSDB havia atacado a nomeação de Marta Suplicy para comandar o Ministério da Cultura, depois que a senadora e ex-prefeita petista anunciou apoio a Haddad.

O tucano minimizou a declaração de Dilma. "Minha crítica foi ao uso do governo como se fosse propriedade privada. Dilma pode apoiar quem ela quiser. O que eu desejo é que ela tenha força para enfrentar dois problemas que afetam a economia brasileira: a inflação e o crescimento lento", disse Serra. "Estamos vivendo uma fase de estagnação e de aumento da inflação que é visível nos supermercados".

Serra disse ainda que Dilma não conhece São Paulo porque "quem é de fora não conhece mesmo. "Nem ela acha que conhece São Paulo", declarou o candidato.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: