quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PV do Rio de Janeiro recusa convite para secretariado do prefeito reeleito


Gabeira critica possível aliança que está sendo cogitada por alguns políticos do partido

Luiz Ernesto Magalhães

O presidente da executiva municipal do Partido Verde (PV), José Augusto Silveira, disse ontem que vai recusar o convite do prefeito reeleito Eduardo Paes para participar do governo. Segundo Silveira, a posição será oficializada numa reunião da executiva amanhã. O presidente acrescentou que os integrantes do comando municipal favoráveis à aliança estão em minoria e o partido continuará sendo oposição. Silveira acrescentou que o partido tem reservas quanto ao domínio do PMDB na política fluminense e à multiplicidade de legendas que apoiaram a reeleição do atual prefeito:

- Ele tem 20 partidos em sua base. Não seria democrático aceitar convite.

Através do seu perfil no Twitter, Fernando Gabeira foi enfático:

- O PV do Rio que saiu das urnas com 1% dos votos deveria ter a decência de meditar silenciosamente sobre sua atuação antes de voltar a cena.

Dentro do partido, um dos que não descartam a aliança é o deputado federal Alfredo Sirkis, que foi secretário de Meio Ambiente e Urbanismo. Mas ele quer saber qual a proposta do governo:

- Esse convite pode ser um factoide. Para isso acontecer, o governo precisa rever algumas de suas práticas, como a política de saneamento.

Nos bastidores, alguns políticos acreditam que o PV pode mudar de ideia e que a posição só seria oficializada em dezembro, para evitar desgaste junto à opinião pública. Segundo essa versão, o deputado federal Pedro Paulo Carvalho teria oferecido a Secretaria de Cultura. A pasta vai ganhar visibilidade com a inauguração do Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e a Cidade das Artes. Além disso, vai planejar a programação cultural dos 450 anos do Rio e de um festival nas Olimpíadas.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: