sábado, 27 de outubro de 2012

Prefeita do PT fica isolada em Fortaleza

Sem grandes aliados nacionais do partido, Luizianne Lins tenta fazer sucessor de forma solitária na capital cearense

PMDB, PC do B e PDT apoiam o candidato do PSB; pesquisas apontam empate na disputa do 2° turno

Paulo Peixoto

FORTALEZA - A prefeita petista de Fortaleza, Luizianne Lins, se esforça para dar a vitória ao seu "poste", Elmano de Freitas, conduzindo-o de forma solitária, sem o apoio de nenhum dos aliados de maior peso do PT no plano nacional.

No segundo turno, PMDB, PC do B e PDT apoiam o candidato do PSB, Roberto Claudio, afiançado pelos irmãos Gomes -o governador Cid e o ex-ministro Ciro, ambos do PSB-, que têm dado as cartas na política do Ceará.

Luizianne, porém, tenta demonstrar que não fica intimidada. Ela gosta de dizer que encontra energia para suas lutas com a população.

Na tarde de anteontem, ao inaugurar um sistema de armazenamento de lixo retirado das ruas no centro de Fortaleza, a prefeita petista foi várias vezes cercada com pedidos de fotos e abraços.

"Tá vendo como é?", disse a prefeita à reportagem.

Apesar disso, o PT ficou sozinho em Fortaleza porque os aliados nacionais criticam a gestão Luizianne. Nenhuma grande sigla abraçou o candidato escolhido por ela.

"Se a gente não tem grandes alianças, como eles tiveram, como a gente não tem dinheiro para comprar, e nem faz isso [...]. Basta o povo do nosso lado", disse.

LUTA SOLITÁRIA
Em 2004, quando se elegeu prefeita, Luizianne Lins também partiu sozinha. Nem o PT nacional nem Lula, então presidente da República, apoiaram a petista.

Quatro anos depois, na sua reeleição à Prefeitura de Fortaleza, teve, por outro lado, muitos aliados.

Agora, os aliados nacionais do PT querem uma nova gestão em Fortaleza. Eles usam a palavra "renovação", como no caso dos senadores Inácio Arruda (PC do B) e Eunício Oliveira (PMDB). O senador peemedebista diz que o isolamento do PT "se deve à gestão" de Luizianne, não aprovada pelos partidos.

"Como não houve essa possibilidade de abertura, apresentamos um candidato que é o novo", afirmou.

Elmano e Claudio estão empatados nas pesquisas. O Datafolha indica 42% para o petista e 41% para o socialista. O Ibope apontou 43% para cada um deles.

"É uma eleição difícil", reconhece a prefeita, que meses atrás havia declarado em entrevista que poderia eleger "até um poste, mesmo com a luz quebrada". Nesta semana, essa frase dela virou peça da propaganda do PSB.

CURITIBA 1. Ratinho Jr. (PSC) é o candidato favorito apenas entre eleitores com ensino fundamental e dos com renda de até dois salários mínimos, segundo o Datafolha



CURITIBA 2. Ex-PSDB, mas hoje aliado ao PT, Gustavo Fruet (PDT) lidera entre os eleitores simpáticos aos dois partidos



COM VERBA. Campanha de ACM Neto (DEM), rival do PT na Bahia, trouxe ontem vídeo com a presidente Dilma dizendo que jamais olha "para a cor da camisa do prefeito"


Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: