sábado, 13 de outubro de 2012

PPS lamenta morte de Luiz Mário Gazzaneo

Por: Francisco Inácio de Almeida
 
Dez dias antes de completar 85 anos, morreu nesta sexta-feira (12), pela manhã, na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência de um infarto, o jornalista e tradutor Luiz Mário Gazzaneo. Ele estava internado desde a madrugada de domingo (7) para a segunda-feira (8) no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. O funeral acontecerá no cemitério do Caju, provavelmente neste sábado. Data e horário ainda estão sendo definidos pela família.
 
Intelectual interessado por jornalismo e cinema e identificado com o seu tempo, aproximou-se do Partido Comunista, aos 17 anos de idade, integrando-se ao movimento anti-fascista, que, em 1945, forçou o ditador Getúlio Vargas a romper as relações diplomáticas do Brasil com a Alemanha e a declarar guerra ao Eixo. Nascido em Maceió/AL, de pais descendentes de italianos, radicados em São Paulo, ele era uma das principais lideranças jovens da capital paulista e, nessa condição, muito colaborou na organização do histórico Comício do Pacaembu, quando o maior líder comunista brasileiro Luiz Carlos Prestes, ao lado do escritor Jorge Amado e do poeta chileno Pablo Neruda, foi apresentado aos paulistas, após nove anos de cárcere.

No decorrer da década de 50, Gazzaneo fixou residência no Rio de Janeiro, então capital da República, e passou a trabalhar no semanário Novos Rumos, mantido pelo PCB, e fechado pelos golpistas, em 1964. A partir de abril daquele ano, passou a sofrer perseguições, mas mesmo assim, colaborava, na mais absoluta clandestinidade, no mensário Voz Operária, porta-voz do Comitê Central do PCB. Tratava-se de uma das atividades mais arriscadas sob a ditadura, conforme seria comprovado com a repressão que atingiria o jornal em meados dos anos 70. Paralelamente, trabalhava em importantes jornais de expressão nacional como O Globo e Jornal do Brasil, ora como chefe de redação ora como editorialista. Com a derrocada da ditadura, em 1985, pôde finalmente trabalhar com liberdade e, no final da década de 90, assumiu a função de assessor de imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, desde a gestão de Sérgio Besserman Vianna, sendo ali sua última atividade profissional.

Extremamente vinculado à cultura italiana, Luiz Mario Gazzaneo traduziu para o português obras clássicas do pensamento social, de que são exemplo Maquiavel, a política e o Estado moderno, de Antonio Gramsci, e Breve história das religiões, de Ambrogio Donini, sendo de destacar que sempre se identificava com as ideias do PC Italiano, sobretudo de seus líderes históricos Gramsci, Togliatti e Berlinguer. Militante e dirigente nacional dedicado, tanto do PCB quanto do PPS, que o sucedeu, em 1992, era considerado um dos expoentes da visão humanista e democrática do socialismo.

O Diretório Nacional do PPS, do qual Luiz Mário Gazzaneo foi um dos seus membros destacados, transmite aos seus familiares – viúva, filhos e netos – os seus mais fraternos e sentidos votos de pesar por essa difícil perda e lhes deseja muita paz de espírito, para suportar tão amplo e profundo vácuo.

Brasília, 12 de outubro de 2012

Deputado Roberto Freire
Presidente nacional do PPS


Fonte: Portal do PPS

Nenhum comentário: