quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pesquisa Datafolha: S. Paulo/Rio/Curitiba/Porto Alegre/Recife/Fortaleza/BH.


Russomanno cai a 25%; Serra tem 23%, e Haddad, 19%

Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB) estão tecnicamente empatados à frente na disputa pela Prefeitura de São Paulo, mostra o Datafolha. Russomanno caiu cinco pontos e tem 25% dos votos. Serra oscilou um para cima e está com 23%.

No limite da margem de erro, de dois pontos percentuais, o tucano também está em situação de empate técnico com Fernando Haddad (PT), que passou de 18% a 19%. Gabriel Chalita (PMDB) está com 11% (tinha 9%).

Considerados só os votos válidos (excluídos brancos e nulos), Russomanno tem 29%, Serra, 27%, e Haddad, 22%.

Russomanno cai, e disputa embola em SP

Candidato do PRB perdeu mais 5 pontos no Datafolha e agora está tecnicamente empatado com Serra na liderança

Já o petista Fernando Haddad está empatado com o tucano na briga por uma vaga no segundo turno


Pesquisa Datafolha finalizada ontem em São Paulo mostra os candidatos Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB) tecnicamente empatados na liderança da disputa pela prefeitura, seguidos de perto pelo petista Fernando Haddad.


Russomanno caiu cinco pontos em relação ao levantamento da semana passada e agora tem 25% das intenções de voto. Serra oscilou um para cima e passou a 23%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Haddad, que também oscilou um ponto para cima, está com 19%, tecnicamente empatado com Serra, mas não com Russomanno.

Gabriel Chalita (PMDB) tem 11%. Atrás dele está Soninha Francine (PPS) com 4%. Carlos Giannazi (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho (PDT) têm 1% cada.

Em relação ao levantamento de 18 e 19 de setembro, Russomanno caiu dez pontos. Naquela ocasião ele registrou 35%, seu melhor desempenho na série do Datafolha.

No cálculo que leva em consideração só os votos válidos, Russomanno tem hoje 29%; Serra alcança 27%; Haddad, 22%; Chalita, 13%.

Nas simulações de segundo turno, Russomanno vence Serra (47% a 35% dos votos totais) e Haddad (45% a 36%). Entre Serra e Haddad, o petista ganha por 44% a 39%.

A taxa de rejeição a Serra continua a maior: 45% não votam nele de jeito nenhum. Russomanno, que há um mês tinha um dos menores índices de rejeição (12%), aparece agora com a segunda maior taxa, 26%. Haddad tem 25%.

Nesta rodada do Datafolha, encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, foram ouvidos 2.099 eleitores. O nível de confiança é de 95% -em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95.

Segmentos

Em relação à pesquisa da semana passada, Russomanno caiu 7 pontos entre as mulheres. Se só elas votassem, Serra teria 25%. O candidato do PRB, 21%; Haddad, 18%.

Nos recortes regionais, a maior queda de Russomanno foi no centro, área com menor eleitorado, onde despencou de 27% para 9%. Ficou atrás até de Chalita (10%).

Na chamada zona norte 2, (Brasilândia e Pirituba, entre outros distritos), ele caiu 12 pontos em seis dias. Quem mais se beneficiou foi Chalita, que pulou de 8% para 16%.

Em toda a zona leste, a mais populosa da capital -e que acabou sendo priorizada pelos candidatos no final das campanhas-, Russomanno caiu de 32% para 27%. Haddad subiu de 19% para 22%. Serra manteve-se em 19%.

Russomanno também perdeu entre evangélicos. Foi de 41% para 33% no grupo dos pentecostais (que inclui Igreja Universal); e de 32% para 24% entre não pentecostais.

Um dado curioso: a quatro dias do pleito, só 50% dos eleitores de Russomanno demonstraram conhecer seu número na urna. Com Haddad, o acerto foi de 69%. Com Serra, 68%.

(Ricardo Mendonça)

No Rio, Paes segue líder após denúncia de compra de votos

Prefeito soma 57% das intenções de voto; seu principal adversário, Freixo, tem 20%

RIO - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), manteve inabalada a liderança na preferência do eleitorado mesmo após denúncia de suposta compra de apoio político, aponta o Datafolha.

De acordo com pesquisa concluída ontem, o peemedebista registra 57% das intenções de voto, e seria reeleito ainda no primeiro turno.

Paes oscilou positivamente dois pontos percentuais em relação ao último levantamento. O principal adversário do prefeito, o deputado Marcelo Freixo (PSOL), avançou um ponto percentual, dentro da margem de erro, alcançando 20% das intenções.

Segundo o levantamento, o prefeito seria reeleito com 66% dos votos válidos -quando são desprezados os eleitores que declaram votar nulo ou não saber quem escolher.

A pesquisa foi feita depois de a revista "Veja" apontar uma suposta compra de apoio político do nanico PTN pela campanha de Paes por R$ 1 milhão.

O Ministério Público Eleitoral instaurou procedimento administrativo para apurar o caso. Paes nega ter prometido qualquer verba para dirigentes do PTN.

(Italo Nogueira)

Em Curitiba, Ratinho Junior tem 34% e segue na liderança

Filho do apresentador do SBT venceria 2° turno contra o atual prefeito Luciano Ducci

CURITIBA - A quatro dias da eleição, o candidato Ratinho Junior (PSC) continua na liderança das intenções de voto em Curitiba, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem.

O deputado federal de 31 anos, filho do apresentador do SBT, tem 34% da preferência dos entrevistados -em votos válidos, 38%.

Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição e representante de um grupo há 23 anos na prefeitura, aparece em segundo lugar, com 25% -ou 28% dos votos válidos.

A margem de erro da pesquisa, parceria com a RPC TV, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Caso esse quadro se mantenha, Ratinho e Ducci disputarão o segundo turno.

Gustavo Fruet (PDT), que no início da campanha disputava a liderança e tem o apoio do PT, estancou aparece em terceiro lugar, com 18% (20% em votos válidos).

Rafael Greca (PMDB) vem em seguida, com 10% -11% pelo cálculo de votos válidos.

Nas simulações de segundo turno, Ratinho Junior ganha tanto de Ducci como de Fruet. Contra o atual prefeito, o candidato do PSC teria 48% contra 37%.

(Estelita Hass Carazzai)

Fortunati chega a 51% em Porto Alegre e seria reeleito no 1º turno

Manuela D"Ávila, que já esteve empatada com o prefeito, tem 21%, aponta Datafolha

PORTO ALEGRE - O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), ampliou sua vantagem e está com 51% das intenções de voto.

Se conseguir esse percentual na votação de domingo, ele será reeleito já no primeiro turno, aponta o Datafolha.

A segunda colocada na pesquisa é Manuela D"Ávila (PC do B), que obteve 21%.

Fortunati e Manuela chegaram a ficar empatados tecnicamente no fim de agosto, mas o prefeito gradualmente abriu vantagem.

A pesquisa foi feita anteontem e ontem. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fortunati subiu quatro pontos em relação à pesquisa da semana passada. Já Manuela oscilou três pontos para baixo.

Na terceira colocação aparece Adão Villaverde (PT), com 8% das preferências. O candidato Roberto Robaina (PSOL) registrou 2%.

O Datafolha também fez uma simulação de segundo turno, em que o prefeito vence Manuela por 57% a 27%.

Manuela (24%) e Villaverde (23%) são os mais rejeitados pelos eleitores. Fortunati é, entre os sete candidatos, o que tem menor rejeição, com 9%.

(Felipe Bächtold)

Tucano cresce e assume 2ª posição em Recife

Daniel Coelho agora tem 26% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha; líder Geraldo Julio, do PSB, tem 41%

Humberto Costa (PT), que tinha 17% na pesquisa anterior, agora tem 16%; rejeição ao petista chega a 42%

RECIFE - O candidato do PSDB à Prefeitura de Recife, Daniel Coelho, voltou a crescer e estaria no segundo turno com Geraldo Julio (PSB), caso a eleição fosse hoje.

É o que aponta a nova pesquisa Datafolha, realizada ontem e anteontem, em parceria com a TV Globo. Segundo o levantamento, Geraldo Julio tem 41% das intenções de voto e o tucano, 26%.

No levantamento anterior, divulgado há seis dias, o socialista tinha 42% e Daniel Coelho, 22%.

O petista Humberto Costa aparece em terceiro, com 16% (tinha 17%), seguido por Mendonça (DEM), que oscilou um ponto para baixo e tem 4%.

Os candidatos Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) alcançaram 1%. Douglas Sampaio (PRTB) não chegou a 1%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Segundo o Datafolha, Coelho ganhou votos nesse período principalmente entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos, com ensino médio e renda familiar acima de dez salários mínimos.

O candidato tucano, de 34 anos, faz campanha usando a cor verde de seu ex-partido, o PV, e mantém um discurso de ativista ambiental.

Pelo critério de votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos e é a forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial, Geraldo Julio tem 45%, e Coelho, 29%.

O Datafolha também simulou duas situações de segundo turno, e, em ambas, Geraldo Julio aparece como vencedor, com mais de 50%.

Contra Humberto Costa, o candidato socialista teria 59% e o petista, 29%. Nessa situação, 53% dos eleitores de Daniel Coelho votariam em Julio e 24% em Costa.

Na segunda simulação, com a disputa envolvendo Geraldo Julio e Daniel Coelho, o socialista venceria com 52%, ante 37% do tucano.

Nesse quadro, 48% dos eleitores declarados do petista no primeiro turno afirmaram que votariam no candidato socialista, e 33% dariam seu voto ao tucano.

O levantamento mostrou ainda que Humberto Costa continua sendo o candidato com maior rejeição entre os eleitores de Recife.

Segundo o Datafolha, o petista é rejeitado por 42% dos eleitores. Na pesquisa anterior, esse índice era de 43%.

Daniel Coelho e Geraldo Julio são os candidatos com menor rejeição. O tucano foi citado por 20% dos entrevistados e o socialista, por 18%.

(Fábio Guibu)

PSB sobe 4 pontos e empata com PT na capital cearense

Candidato de Cid Gomes também venceria 2º turno, aponta projeção

SÃO PAULO -  Os candidatos apoiados pela prefeita de Fortaleza e pelo governador do Ceará lideram a corrida eleitoral na capital cearense e estão próximos da disputa do segundo turno, revela pesquisa Datafolha em parceria com o jornal "O Povo".

De acordo com o levantamento, Roberto Claudio, do PSB, e Elmano de Freitas, do PT, aparecem empatados com 23% dos votos.

Em relação ao levantamento anterior, realizado na semana passada, Claudio avançou quatro pontos, enquanto o petista oscilou um ponto para baixo.

O candidato do PSB conta com o apoio do governador Cid Gomes, do mesmo partido, e Elmano tem a prefeita Luizianne Lins (PT) como principal cabo eleitoral.

Na terceira posição, aparece o candidato do DEM, Moroni Torgan, com 17% dos votos. Moroni tinha 18% na pesquisa anterior do Datafolha.

O candidato do DEM liderava a disputa desde o início, mas começou a perder fôlego com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Com pouco tempo, viu seus adversários decolarem com o uso de seus cabos eleitorais. Heitor Ferrer, do PDT, é o quarto, com 11%, dois pontos a menos em relação ao levantamento anterior.

Numa projeção de segundo turno entre Claudio e Elmano, o candidato do PSB teria 44%, ante 38% do petista. Claudio venceria Moroni (47% a 33%), assim como Elmano (45% a 37%). No ranking de rejeição, Moroni lidera, com 35%. Elmano tem 25%, e Claudio, 20%.

A margem de erro é de três pontos percentuais.

Marcio Lacerda mantém liderança em BH

Apesar do crescimento de Patrus Ananias (PT), prefeito tem 45% no Datafolha, o suficiente para liquidar a disputa

Enquanto rival avança dois pontos, candidato do PSB mantém índice; petista aposta no apoio de Dilma na reta final

BELO HORIZONTE -  Com 45% das intenções de voto, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), seria reeleito já no próximo domingo, de acordo com nova pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem em parceria com a TV Globo.

O ex-ministro Patrus Ananias (PT), porém, cresceu nas últimas pesquisas e pode embolar a disputa na reta final. Agora ele aparece com 34%.

Essa possibilidade alterou o clima nos comitês de campanha dos dois candidatos.

Em relação à semana passada, Patrus oscilou positivamente dois pontos, enquanto Lacerda manteve o índice. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Nos votos válidos, Lacerda tem 54%. Para se eleger no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.

Os votos válidos excluem os brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. É dessa forma que a Justiça Eleitoral contabiliza os votos durante a apuração.

O Datafolha fez também uma simulação de segundo turno. Lacerda teria 48%, contra 39% de Patrus.

Com a aproximação de Patrus, a campanha petista aposta na militância e nos eleitores simpáticos ao partido para sair às ruas.

Sem dinheiro em caixa e com dívidas, coordenadores da campanha até já admitem contrair mais despesas agora e aguardam ajuda financeira extra do PT nacional.

Essa mudança de ânimo coincide com a presença da presidente Dilma Rousseff, que esteve ontem na cidade para um comício de Patrus. Por tudo isso, o comitê petista avalia que o debate de hoje na TV Globo ganhou uma importância ainda maior.

Pelo lado de Lacerda, a cúpula da campanha se mantém otimista. Diz que o crescimento do petista já era esperado. A avaliação deles é que 35% é um percentual comum para o PT em BH.

Por ora, dizem eles, toda a programação da campanha de Lacerda será mantida.

De meados de setembro até agora, Patrus oscilou três pontos para cima. Esse período coincide com um novo eixo do seu programa eleitoral, focado na contestação da gestão Lacerda.

(Paulo Peixoto)

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: