quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Para Arthur Virgílio, se Serra for derrotado, culpa será do PSDB


MANAUS - O ex-senador tucano Arthur Virgílio, candidato a prefeito de Manaus, afirmou que José Serra (PSDB) perdeu para o PSDB, e não para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Pesquisas de intenções de voto mostram Serra atrás do petista Fernando Haddad.

"As forças em torno de Serra fizeram ele perder a eleição muito mais que a suposta força de Lula teria feito Haddad ganhar a eleição, se é que Haddad vai ganhar", disse Virgílio na noite de terça-feira, ao sair de debate com sua adversária no segundo turno, Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Para o ex-senador, que chegou a liderar o PSDB no Senado e foi uma das principais vozes de oposição a Lula, o principal culpado por uma possível derrota de Serra é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB): "[Quem derrotou Serra] foi o Alckmin, na minha opinião. O PSDB fez aquelas prévias desastrosas, que submeteram Serra a um desgaste brutal de meses."

Serra teve que disputar, em março, prévias internas do PSDB para ser o candidato à prefeitura porque inicialmente resistira a sair candidato e, quando decidiu, as prévias já estavam marcadas.

Virgílio diz que, se fosse Serra, teria desistido caso tivesse que disputar as prévias. "Eu sairia imediatamente e diria "governador, resolva isso aí. Se me quer candidato, resolva com esse pessoal e eu não vou disputar prévias com ninguém porque isso é tentativa de me desgastar"".

Por isso, afirma não considerar que a liderança de Fernando Haddad nas pesquisas tenha sido causado pelo "prestígio de Lula".

Para Virgílio, Lula "não está protegendo sua imagem histórica. "A história vai questionar por que depois, como ex-presidente, ele andou falando pelos cotovelos e insultando adversários", afirmou. "Ele veio para cá me insultar, uma coisa injusta porque eu e minha esposa oramos pela saúde dele [quando o ex-presidente passou por tratamento de câncer]."

Lula foi a Manaus no primeiro turno participar de comício da candidata do PCdoB e fez duras críticas a Virgílio, seu desafeto.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: