terça-feira, 23 de outubro de 2012

Para advogado de Valério, Lula foi protagonista


Defesa de Valério ataca Lula e pede pena menor

Em memorial, advogados citam Lula como protagonista e alegam que réu foi transformado em peça principal

Evandro Éboli

BRASÍLIA - Na véspera da decisão sobre o tamanho da pena dos condenados, a defesa de Marcos Valério enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) memorial reivindicando que o operador do mensalão seja considerado réu colaborador e tenha a pena reduzida. O advogado Marcelo Leonardo diz acreditar que a pena total de seu cliente possa ser reduzida em até dois terços. No documento, a defesa citou o ex-presidente Lula como um dos protagonistas políticos do mensalão, além do ex-ministro José Dirceu e demais políticos envolvidos no escândalo.

Marcelo Leonardo disse que Valério não era do mundo político e foi transformado em peça principal do enredo político e jornalístico do mensalão. "Quem não era presidente, ministro, dirigente político, parlamentar, detentor de mandato ou liderança com poder político, foi transformado em peça principal do enredo político e jornalístico, cunhando-se na mídia a expressão "valerioduto" martelada diuturnamente, como forma de condenar, por antecipação, o mesmo, em franco desrespeito ao princípio constitucional fundamental da dignidade da pessoa humana", disse o advogado.

O PT, disse a defesa, foi o verdadeiro intermediário do mensalão. Para Leonardo, é injusto que Valério tenha a pena mais dura, tratamento que, afirmou, não foi dado aos "verdadeiros chefes políticos". "É absurdo e injusto que o mero operador do intermediário (Valério) seja a pessoa punida de forma mais severa na ação penal, ao lado do tratamento brando que se pretende dar aos verdadeiros chefes políticos e interessados diretos no esquema admitido pelos votos condenatórios proferidos".

No memorial, os nomes de Lula, Valério e Dirceu aparecem em letras maiúsculas. Leonardo incluiu Lula na relação dos interessados no suporte político "comprado". "A classe política que compunha a base de sustentação do governo do presidente Lula, diante do início das investigações do chamado mensalão, habilidosamente, deslocou o foco da mídia das investigações dos protagonistas políticos (presidente Lula, seus ministros, dirigentes do PT e partidos da base aliada e deputados federais) para o empresário mineiro Marcos Valério, do ramo de publicidade e propaganda, absoluto desconhecido até então, dando-lhe uma dimensão que não tinha e não teve nos fatos", afirmou Leonardo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: