sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Fortaleza tem disputa mais acirrada entre as capitais


Pesquisas a três dias da eleição apontam empate entre PT e PSB

Chico de Gois

FORTALEZA - Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas ontem mantêm o cenário de total indefinição na eleição para prefeito da capital cearense. Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) aparecem tecnicamente empatados. De acordo com o Datafolha, o petista tem 42% das intenções de voto, enquanto o socialista atinge 41%. Já o Ibope coloca os dois candidatos no mesmo patamar: 43%. A margem de erro dos dois levantamentos é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Com a disputa embolada, os candidatos buscam nos últimos dias atrair os indecisos e expor apoios de aliados famosos.

Na terça-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um comício em favor de Elmano que, segundo a imprensa local, atraiu cerca de 50 mil pessoas. Na noite desta quinta-feira, último dia permitido pela Justiça Eleitoral para eventos públicos, Roberto Cláudio encerrou sua campanha com um comício que contou com a participação do deputado federal Romário (PSB-RJ). O "baixinho" foi convidado pelo amigo e também deputado Domingos Neto (PSB-CE).

Sem apoio dos candidatos que concorreram no primeiro turno, Elmano tem tentado arregimentar líderes nacionais para lhe dar sustentação. Ontem, foi a vez da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, ex-petista, aparecer na TV pedindo votos para o candidato do PT. Marina, que apoiou o candidato do PDT, Heitor Férrer, no primeiro turno, disse que "Elmano é uma pessoa comprometida com a defesa dos direitos sociais. Como prefeito, ele irá traduzir esse compromisso em Saúde, Educação e meio ambiente."

A disputa é intensa também no campo jurídico, por conta das desavenças entre a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e o governador Cid Gomes (PSB). Eles vivem às turras. Luizianne com críticas sobre o afastamento do governador para se dedicar à campanha do afilhado político dele. E Cid, do outro lado, declarando que Luizianne não gosta de trabalhar.

Acionada, a Justiça proibiu Roberto Cláudio de veicular propaganda que aponte eventuais obras paradas da prefeitura. Por outro lado, o Ministério Público abriu investigação para saber se a prefeita está fazendo campanha para Elmano em horário de trabalho.

No início da semana, a coligação que apoia o socialista Roberto Cláudio pediu à Justiça para tirar do ar um trecho da propaganda eleitoral do petista Elmano no qual o ex-presidente Lula afirma: "A campanha (do Elmano) tem que ser de todos que não querem a volta ao passado, a volta do desprezo ao povo pobre, a dificuldade de construir parceria com o governo federal".

Os advogados de Roberto Cláudio argumentaram que o PSB integra a aliança nacional que dá apoio à presidente Dilma Rousseff e, por isso, não teria sentido a veiculação da peça que vinculava o partido ao atraso e à falta de atenção aos mais pobres. O juiz eleitoral, porém, não entendeu desta forma e negou o pedido, dizendo que a declaração estava dentro da crítica política.

Nesta sexta-feira ocorre o último debate da campanha na televisão, e os candidatos estão se preparando de forma a tentar conquistar os votos dos indecisos. Segundo a pesquisa Ibope, os indecisos e os que dizem que vão votar branco e nulo somam 14%.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: