quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Em palanque de Patrus, Dilma sobe o tom nas críticas a Aécio


Presidente se refere a tucano como intolerante e "dono de Minas"

Maria Lima

BELO HORIZONTE - A presidente Dilma Rousseff passou ontem pouco mais de uma hora em Belo Horizonte. Sua missão era apoiar o candidato petista Patrus Ananias, mas a maior parte do tempo foi usada por ela para botar para fora o que estava entalado nos últimos meses: as críticas feitas pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) dizendo que ela era "estrangeira", que está tirando dinheiro de Minas com o veto ao aumento dos royalties do minério e que deu o Ministério da Cultura para Marta Suplicy em troca de apoio a Fernando Haddad (SP). Num discurso duro, sem citar o nome de Aécio, a presidente disse que ele é intolerante, mesquinho, só olha para o próprio umbigo, que não é dono de Belo Horizonte e de Minas, e ainda ironizou o fato de ele gostar muito de viajar para a praia.

- Esse pessoal que diz que eu sou estrangeira, acho muito estranho, muito suspeito. Como sou estrangeira se eu saí daqui para lutar contra a ditadura? Eu não saí daqui para passear, ir à praia, me divertir. Eu era perseguida! Aqui começou um forte processo de perseguição. Em minhas veias corre o sangue de Minas Gerais - discursou.

Dilma começou dizendo que foi a Belo Horizonte não para falar mal de ninguém, mas para falar bem de Patrus, que luta para provocar um segundo turno na eleição com o prefeito Marcio Lacerda (PSB). Mas, no fim, admitiu que fizera uma listinha com tudo que ela tinha de responder (a Aécio).

- Porque esse pessoal que fica aí falando mal dos outros é intolerante, não respeita a opinião de ninguém. Não entende que cada um é cada um. Eu fico tão chateada com a capacidade de as pessoas só olharem para o seu próprio umbigo, que quero falar: ninguém pode achar que é dono de Belo Horizonte, de Minas Gerais. Se vocês aceitarem que essas pessoas se deem ao direito de chamar quem é de Minas de estrangeiro, um dia vocês vão acordar e só vai ter um mineiro na cidade.

"Uma gaúcha governando"

Para uma plateia de cerca de três mil pessoas, muito aplaudida, Dilma reclamou das críticas da ida de Marta para sua equipe, e disse que ela será a melhor ministra da Cultura do país.

Em nota, Aécio reafirmou as críticas e reagiu: "É lamentável ver que, até hoje, a presidente Dilma precisa gastar a maior parte do seu tempo tentando convencer os mineiros de que é mineira de fato. Ser mineiro vai muito além da certidão de nascimento. É preciso ter uma alma generosa e compromisso verdadeiro com o estado. (...) Sou forçado a concordar com o ex-presidente Lula. Como ele já disse: a gente tem uma gaúcha governando este país...".

Lacerda minimizou a presença da presidente no palanque de Patrus:

- Isso não é uma disputa tribal. É uma disputa entre pessoas, e não acho que a vinda dela possa influenciar no resultado.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: