segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Em BH, campanha mais agressiva

Os dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte aumentam o tom das críticas, apesar de prometerem manter postura mais propositiva

Alice Maciel, Alessandra Mello, Felipe Canêdo e Daniel Camargos

As campanhas dos dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte – o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) e o prefeito Marcio Lacerda (PSB) –, que até então evitaram posições mais agressivas, esquentam nesta reta final. Com um discurso mais acalorado, o candidato do PT demonstrou no fim de semana que vai intensificar os ataques, enquanto seu adversário mantém a postura de deixar as críticas mais contundentes aos petistas para seu principal cabo eleitoral, senador Aécio Neves (PSDB).

A partir de hoje, os dois candidatos reduzem as atividades de corpo a corpo para se dedicar à preparação para os debates, entre eles o que a TV Alterosa faz amanhã à noite. Promete apimentar as eleições na capital um vídeo que circula na internet desde sexta-feira à noite, onde o candidato a vice na chapa do prefeito, o deputado estadual Délio Malheiros (PV), aparece em entrevista gravada na véspera das convenções dizendo que estará com quem estiver contra Lacerda e fazendo críticas à gestão do prefeito. "Semana que vem eles estarão na Praça Sete com projeto de sondagem furando um buraco dizendo que é o início da obra do metrô", afirma o deputado no vídeo. A campanha petista estuda colocar as imagens no programa eleitoral gratuito.

Entre os que defendem essa estratégia, o candidato a vice-prefeito, Aloísio Vasconcelos (PMDB) é quem está fazendo maior pressão. Patrus está resistente. Marqueteiros da campanha pretendem avaliar por meio de pesquisa o impacto das imagens nos eleitores. Até o início da noite de ontem, as visualizações do vídeo no YouTube já somavam 34 mil acessos. As imagens estão se espalhando nas redes sociais e por e-mails.

Do outro lado da disputa, as informações são de que ainda não foi cogitada mudança alguma no programa eleitoral de Lacerda caso os petistas resolverem usar o vídeo na televisão e que em pesquisa interna ficou comprovado que as imagens não surtem impacto entre os eleitores. A campanha do PSB nega que, em troca, vá colocar no ar a gravação, feita antes da campanha, em que a presidente Dilma Rousseff diz durante visita a Belo Horizonte que Lacerda é um dos melhores prefeitos do país. No sábado, tanto Délio quanto Lacerda afirmaram não ter visto as imagens. O prefeito amenizou o conteúdo das imagens, contudo, ressaltando que "críticas aconteceram no passado", que o PT estava na prefeitura e que Délio era adversário dos petistas.

Hoje, Lacerda vai ao tradicional Café Nice, na Praça Sete, enquanto Patrus faz caminhada no Aglomerado Morro das Pedras, Região Oeste. Patrus aposta na militância para ultrapassar Lacerda, enquanto o socialista aposta na imagem do senador Aécio Neves, que deverá participar de, pelo menos, dois atos de campanha ao longo da semana. As duas chapas ainda não definiram o que será feito no ato final, que deverá acontecer no sábado.

Na rua Em encontro com representantes de movimentos pela promoção da igualdade racial no Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste, Lacerda aproveitou para tentar ganhar os votos dos indecisos. Lacerda ressaltou que o número de pessoas que não decidiram em quem votar a uma semana do pleito agora é menor do que há quatro anos. Ele lembrou a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial durante seu mandato e garantiu aos presentes: "Vocês olham para essa minha cara aqui de gringo, mas eu já fiz pesquisa genética. Eu tenho herança africana e indígena também e me orgulho muito disso".

Patrus buscou votos em Venda Nova, junto com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), onde fez carreata e prometeu implantar um Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia. Ele reforçou os feitos durante sua gestão (1993-1996) e disse que, diferentemente dele, o atual prefeito não está inovando. "Há uma diferença (entre ele e Lacerda) no campo ético, no campo dos valores republicanos e sobretudo de respeito à população de BH", acrescentou. Pimentel disse acreditar em segundo turno.

Imagens e fatos de última hora

Fatos e declarações na reta final da campanha podem mudar uma eleição que já era dada como certa ou consolidar a vitória de um favorito. Não é preciso ir longe para buscar histórias que ilustrem esse tipo de situação. Na última disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o candidato Marcio Lacerda (PSB) venceu o primeiro turno por uma diferença de apenas três pontos percentuais para o segundo colocado, o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), mas acabou sendo eleito de forma folgada (59,12% a 40,88%). Um dos fatos que modificaram a campanha foi um vídeo em que Quintão aparecia fazendo campanha para o pai, Sebastião Quintão (PMDB), em Ipatinga, no Vale do Aço, e dizia que iria ganhar e "chutar a bunda" dos petistas. Após mostrar as imagens, o locutor do programa de Lacerda perguntava: "É isso que a gente quer para Belo Horizonte?".

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: