sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Eleição de vereador é com o PMDB


O resultado das urnas no último domingo mostra que o PMDB continua à frente dos demais partidos brasileiros quando o assunto é quantidade. Além de eleger o maior número de prefeitos, a sigla também soma o maior número de vereadores em todo o país: quase 8 mil. Bem atrás estão PSDB, com 5.248 vereadores eleitos; PT (5.164); e PP (4.929). O recém criado PSD, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também surpreendeu e emplacou 4.663 vereadores, mais do que muitas siglas tradicionais, como PDT, PSB e DEM.

A maior força do PMDB está no Rio Grande do Sul, apesar de o partido não eleger um governador desde 2003, quando levou Germano Rigotto ao Palácio Piratini. Minas Gerais, estado com a maior quantidade de municípios do país, registra o segundo melhor desempenho dos peemedebistas. O PSTU, sigla que tem como discurso o combate ao capitalismo, elegeu somente 2 vereadores: um em belém e outro em Natal. O PSol, que não aceita doações de empreiteiras e bancos, teve 49 eleitos.

"O PMDB faz política à moda antiga. Ele chega para o eleitor no pé do ouvido e diz: "Fulano, você está precisando do quê? De uma casa, deumemprego, seu filho tá doente?" Aí o eleitor responde: "Minha esposa está esperando há três meses para ser internada em um hospital do SUS (Sistema Único de Saúde)". O PMDB, então, promete: "Eu vou conseguir isso para você". É assim", exemplifica o diretor do Centro de Estudos Avançados da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Caldas.

Segundo ele, enquanto os demais partidos se preocupam em modernizar, em trazer para o debate temas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a política externa do país, por exemplo, o PMDB entende que as pessoas queremsaber se o filho está trabalhando ou se as contas da casa vão fechar no fim do mês. "O PMDB não faz política ideológica. É um pouco do toma lá dá cá no plano local que, depois, alcança os planos estaduais e nacional. Talvez, com o tempo, tenha melhorado o discurso, mas a ideia é a mesma", diz o acadêmico.

O PT, que registrou o maior percentual de votos válidos em todo o Brasil — 17,2 milhões, mais que o próprio PMDB, que teve quase 16,6 milhões —, se destacou em São Paulo. O PSDB também elegeu muitos vereadores no estado mais rico do país e berço do partido.Mais de mil vereadores da legenda passaram pelo teste das urnas no estado governado pelo também tucano Geraldo Alckmin.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: