terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dilma mede forças com Aécio em Manaus


Presidente e tucano reforçam as campanhas de Vanessa (PC do B) e Virgílio (PSDB)

Alfredo Junqueira

MANAUS - Faltando menos de uma sema­na para a realização do 2.° tur­no, os candidatos à prefeitura de Manaus têm suas campa­nhas reforçadas por lideranças nacionais de seus respectivos grupos políticos. Em desvanta­gem nas pesquisas, a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) conta com a popularidade da presidente Dilma Rousseff, que participaria de um comí­cio na capital amazonense na noite de ontem, para tentar se recuperar. Já o tucano Artur Virgílio (PSDB) recebe ama­nhã o também senador Aécio Neves (PSDB-MG), que, com vistas à disputa presidencial de 2014, faz uma espécie de tumê pelas cidades que têm candida­tos tucanos ou aliados partici­pando do 2.° turno.

"Apresença da presidente Dil­ma é politicamente muito impor­tante, mas não sei dizer se pode­rá virar o quadro (eleitoral) ", afir­mou Vanessa, horas antes do iní­cio do comício. "Quero, da minha parte, mostrar o que o nosso grupo político fez aqui na capital e no Estado, e comparar com os resultados das gestões do grupo do meu adversário", disse a candidata do PC do B.

As pesquisas eleitorais divulga­das em Manaus mostram ampla vantagem de Virgílio. De acordo com a última sondagem realiza­da pelo Ibope na semana passa­da, o candidato tucano tem 68% das intenções de votos ante 32% de Vanessa. Outros institutos lo­cais apontam resultado similar.

Para Virgílio, a visita de Aécio poderá agregar mais força políti­ca à sua campanha e também se­rá positiva para as pretensões fu­turas do senador mineiro.

"A vinda (de Aécio) será positiva também para ele. Estamos num momento bom. Espero que isso seja benéfico para ele. É uma liderança bem vista aqui em Manaus", disse o candidato tucano, que pre­tende realizar um comício com a participação do senador amanhã.

O comício com Dilma foi pro­gramado para a região do Igara­pé do Passarinho, zona norte da cidade, numa das áreas mais carentes da capital amazonense. A presidente, que no 1.° turno limi­tou-se a gravar um depoimento de apoio a Vanessa, deve alternar o pedido de votos à candidata com críticas a Virgílio.

Clima. A possível vitória do tuca­no representaria a volta à cena de um dos principais quadros da opo­sição durante os oito anos do go­verno do ex-presidente Luiz Iná­cio Lula da Silva. Caso as pesqui­sas se confirmem, também saem derrotados da eleição o líder do governo no Senado, Eduardo Bra­ga (PMDB-AM), principal articulador da candidatura de Vanessa, e o governador Omar Aziz (PSD).

O clima da campanha esquen­tou nessa reta final de 2.° turno, com a radicalização na troca de acusações entre os candidatos. No domingo, Virgílio acusou sua adversária de ter cometido su­posto crime eleitoral por causa da distribuição de material apócrifo contra ele durante evento com lideranças evangélicas.

Vanessa negou ter produzido o material e reagiu acusando o chefe da segurança da campanha de Virgílio, um major da PM, de invadir o local do encontro com eleitores evangélicos para provocar tumulto e apreender os DVDs.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: