sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Com sessões ao vivo, STF conquista telespectador


Leitura do voto de Joaquim Barbosa no dia 3 teve mais audiência do que "Friends"

Cristina Tardáguila

DE OLHO NO MENSALÃO

Desde o dia 2 de agosto, quando começou o julgamento da ação penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF), um grupo de engenheiros aposentados do Rio acompanha as sessões ao vivo, pela TV. Nos intervalos, trocam telefonemas. De noite, e-mails. O grupo nunca teve interesse pelo Judiciário, mas agora é parte de uma audiência nova e numerosa que chama a atenção dos canais de televisão.

- Já fui com o prato do almoço para a frente da TV - conta, rindo, o engenheiro mecânico Carlos Hilberto Leite, de 78 anos. - Não sou noveleiro, mas o trabalho da Corte fisgou a atenção ao alimentar minha sede de justiça.

- Logo no início, fiquei impressionado com a forma didática com que o Ministério Público, os advogados e os ministros se colocaram. O vocabulário era acessível e deu para acompanhar tudo - acrescenta o engenheiro civil Ubirajara Ferreira, de 79 anos.

Transmitido ao vivo pela TV Justiça e pela Globo News, o julgamento teve índices de audiência além dos esperados. "No dia 3, durante o voto do ministro relator, Joaquim Barbosa, das 17h11 às 18h59, a Globo News foi líder no ranking de audiência da TV paga", informa o canal. Em miúdos: houve um dia em que o STF venceu séries como "Friends" (Warner) e "Brothers and sisters" (GNT).

- Isso prova que há no país um telespectador que não quer só entretenimento e diversão - avalia o sociólogo Dario Caldas, do Observatório de Sinais. - A audiência do STF é prova de que há brasileiros que querem ser informados.

Para que as mais de 40 sessões da Corte passem ao vivo, uma equipe de cerca de 50 funcionários da TV Justiça trabalham desde julho. No plenário do STF, instalaram cinco câmeras. No subsolo, uma central de edição de onde a diretora Bethânia Veiga regeu cortes e editou o conteúdo no calor dos eventos. Por duas vezes, usou o gerador.

E a audiência também apareceu no canal do STF no Youtube. Na aba do mensalão, há 93 vídeos. Alguns deles acumulam mais de 20 mil visualizações - dez vezes mais do que os do julgamento da reserva Raposa Serra do Sol e sete vezes mais do que a Ficha Limpa.

Fonte: O Globo

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