terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cid pede licença para trabalhar na campanha de Fortaleza


Murillo Camarotto

RECIFE - Preocupado com o acirramento da disputa eleitoral em Fortaleza, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), se licenciou do cargo para dedicar-se em tempo integral à campanha do candidato do seu partido, Roberto Claudio. Durante o anúncio oficial do afastamento, ontem, Cid matou um desejo antigo de criticar publicamente a prefeita da capital, Luizianne Lins (PT), que patrocina a candidatura do petista Elmano de Freitas no segundo turno.

Ao falar sobre as agruras provocadas pela seca que assola o Nordeste e o Ceará, o governador pegou um atalho inusitado. "O que me preocupa mesmo é uma seca de natureza político-administrativa em Fortaleza", sugeriu Cid, ao justificar sua licença, que dura até domingo. Apesar do apoio político maciço ao seu candidato, a disputa está apertada em Fortaleza, com as pesquisas indicando empate técnico.

A relação entre Cid e Luizianne vem se deteriorando há bastante tempo, porém as farpas mais contundentes só eram lançadas nos bastidores. Ontem, enfim, o governador desabafou. "A Luizianne não gosta de trabalhar e passa o tempo fazendo confusão", afirmou Cid, que acusa a prefeita de atrapalhar o andamento dos projetos do governo estadual em Fortaleza. "Não consegue fazer e não quer que os outros façam. Infelizmente, é essa conclusão a que chego", completou Cid, que também chamou a prefeita de "arrogante" e "personalista".

O governador enumerou uma série de projetos de sua gestão que teriam sido barrados pela prefeitura, entre os quais a construção de um estaleiro na praia do Titanzinho, na orla de Fortaleza. Contrária ao empreendimento, Luizianne não concedeu a licença ambiental e o estaleiro fez água. Acabou transferido para o porto de Suape, em Pernambuco. "Tudo que a Luizianne me procurou e pediu, eu fiz. E não tive a contrapartida", emendou Cid.

Definido o segundo turno entre PT e PSB, o governador atraiu para a sua seara as principais forças que disputaram o primeiro turno, casos de Moroni Torgan (DEM) e do senador Inácio Arruda (PCdoB). Terceiro mais bem votado, o deputado estadual Heitor Ferrer (PDT) declarou neutralidade, mas sua coligação seguiu com Roberto Claudio.

Ainda assim, o candidato do PSB não conseguiu disparar na disputa. De acordo com o Datafolha, Elmano de Freitas lidera com 53% das intenções de voto, contra 47% de Roberto Claudio. Já o Ibope mostra situação inversa, com o candidato do PSB à frente, com 53%, ante 48% do petista. As pesquisas internas do governo do Ceará também apontam empate técnico.

Na avaliação do governo, a única explicação para o equilíbrio é o uso sistemático da imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela campanha petista, visto que a prefeita não goza de grande popularidade. Lula desembarca hoje em Fortaleza para reforçar o palanque de Elmano. Cid ironizou a visita, ao dizer que o grupo ligado a Luizianne teria abandonado o ex-presidente no auge da crise do mensalão, em 2005.

Luizianne respondeu, dizendo tratar-se de "desespero" do governador. Ela ironizou a licença solicitada por Cid em plena seca e disse que uma eventual vitória do PSB significará a realização de obras sem licenciamento ambiental em Fortaleza. Sobre as acusações de que teria barrado projetos do governo, a prefeita reafirmou sua independência. "Cid não manda em mim."

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: