domingo, 21 de outubro de 2012

Campanha dura para PMDB em duas capitais


BRASÍLIA - No primeiro turno das eleições municipais, o PMDB conseguiu manter a marca de partido municipalista - elegendo o maior número de prefeitos, 1.020 -, mas enfrenta uma disputa dura neste segundo turno, especialmente nas capitais. Apesar de liderar a pesquisa em Florianópolis (SC), com Gean Loureiro, em Campo Grande (MS) o deputado Edson Girotto está 33 pontos percentuais atrás de Alcides Bernal, do PP, segundo o Ibope. E em Natal, no Rio Grande do Norte, a última pesquisa mostrou o candidato Hermano Moraes 14 pontos percentuais atrás de Carlos Eduardo, do PDT.

Para o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), a campanha é dura em Natal, mas é possível reverter o quadro até a eleição - o favorito Carlos Eduardo, do PDT, é seu primo, mas eles são adversários.

No segundo turno, além das três capitais, o PMDB disputa em 12 cidades, três delas no estado do Rio. Em outras três cidades nas quais saíram pesquisas, os peemedebistas lideram. Em Minas Gerais, por exemplo, Bruno Siqueira tem ampla vantagem sobre a adversária do PT, Margarida Salomão, na disputa pelo comando de Juiz de Fora. Os peemedebistas também acreditam que serão vitoriosos e conseguirão reeleger a atual prefeita de Guarujá (SP), Maria Antonieta de Brito.

PSD na disputa em cinco cidades

O novato PSD, legenda criada por Gilberto Kassab, disputa em cinco cidades, entre elas Florianópolis. De acordo com pesquisas divulgadas, embora esteja em segundo lugar na capital catarinense, o PSD lidera em cidades importantes, como Ribeirão Preto (SP), com a candidatura à reeleição da atual prefeita Dárcy Veras; e em Joinville, com o deputado estadual Kennedy Nunes, que ganhou o apoio do PT neste segundo turno.

No Nordeste, além das seis capitais, a disputa em segundo turno acontece em duas cidades com mais de 200 mil eleitores: Campina Grande (PB), onde as pesquisas apontam vitória do tucano Romero Rodrigues, primo do senador Cássio Cunha Lima (PSDB); e em Vitória da Conquista, na Bahia, onde a disputa entre PT e PMDB está acirrada.

O PDT disputa a eleição em oito cidades, sendo três capitais, das quais lidera as pesquisas em duas. Uma delas é com o neo-pedetista e ex-tucano Gustavo Fruet, que surpreendeu e foi para o segundo turno quando as pesquisas apontavam a ida do atual prefeito, Luciano Ducci, que liderava.

O PSB disputa em sete cidades, sendo três capitais, com chances em duas delas: Cuiabá e Fortaleza. O pequeno PSOL disputa a prefeitura de duas capitais: Belém e Macapá. O PCdoB está na corrida em quatro cidades, entre elas a capital Manaus, onde Vanessa Grazziotin deve ser derrotada pelo tucano Arthur Virgílio, segundo as pesquisas.

Outro partido que viu sua bancada no Congresso ser reduzida nos últimos anos, o PPS tem chances reais de vencer na capital do Espírito Santo, Vitória, segundo as pesquisas, com o candidato Luciano Rezende contra o ex-favorito Luiz Paulo Velloso Lucas. O PPS também disputa com o PT em Ponta Grossa, no Paraná.

Nas capitais, o DEM está liderando apenas em Salvador, onde enfrenta o forte aparato das máquinas federal e estadual - o governador Jaques Wagner, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula estão reforçando com presença física e muitas promessas o palanque do petista Nelson Pelegrino.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: