sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão atinge áreas do Norte e Nordeste


Pouco depois das 23h, vários Estados nordestinos, além do Pará, ficaram às escuras. No início da madrugada, o blecaute continuava e a Chesf ainda não sabia as causa do problema.

Norte e Nordeste são atingidos por apagão

Blecaute

Pouco depois das 23h, várias cidades ficaram às escuras em Pernambuco e outros Estados nordestinos, além do Pará. À 0h30, a Chesf ainda não sabia a causa do problema

Vários municípios do Norte e Nordeste ficaram sem energia a partir das 23h20 de ontem. Até o fechamento desta edição, a Chesf não havia se pronunciado oficialmente sobre as causas do blecaute. Relatos nas redes sociais também falavam de problemas em cidades de Minas Gerais, no Sudeste, do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, no Centro-Oeste, mas não foram confirmados. O último grande episódio semelhante no Nordeste ocorreu em fevereiro do ano passado.O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, segundo repassou o canal de TV por assinatura GloboNews, após a zero hora, apagão apenas em Sergipe, na Bahia, na Paraíba, no Maranhão, no Ceará e em cidades do Pará. Não citou Pernambuco, Estado que foi integralmente atingido, segundo informaram leitores do Jornal do Commercio através da rede social Facebook.

O presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco Almeida, informou à 0h30 que as equipes estavam naquele momento trabalhando na recomposição do sistema e que ainda não havia informações sobre as causas. A expectativa era de que só na manhã de hoje seria possível saber os motivos e a extensão do problema.

Redes Sociais

Pela internet, no Twitter e Facebook, internautas relatavam suas realidades e procuravam entender a dimensão do problema, com informações escassas nos meios de comunicação, por falta de pronunciamento oficial das autoridades.

No Facebook, usuários também procuravam entender o que estava acontecendo. O Jornal do Commercio solicitou, em sua página na rede social, que os internautas relatassem o que estava acontecendo em suas cidades: "Um apagão atinge várias cidades do Nordeste. Se você está enfrentando esse blecaute, conte sua história." Em poucos minutos, centenas de usuários já haviam se manifestado.

No Twitter, as palavras Norte e Nordeste chegaram a ficar entre os assuntos mais comentados no microblog. A hashtag #apagão chegou ao primeiro lugar no ranking dos Trending Topics nacional.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: