terça-feira, 9 de outubro de 2012

Além da polarização – Folha de S. Paulo/Editorial


Eleições municipais revelam que, até aqui, PSB e PSD ganham relevo diante do embate revigorado PSDB x PT; DEM segue em declínio

Boa parte das análises eleitorais gravita em torno de PSDB e PT, que polarizam o debate nacional desde 1994. O balanço preliminar do primeiro turno, porém, põe em destaque o desempenho de três outros partidos: PSB, PSD e DEM.

Capitaneado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o PSB é um claro vencedor. Embora tenha obtido só o sexto maior número de prefeituras, foi, entre as legendas de médio e grande porte, a que mais cresceu sobre 2008.

A quantidade de prefeitos eleitos pelo PSB aumentou 42% (para mais de 430), e seu total de votos subiu 51% (foram cerca de 8,6 milhões). Além disso, o PSB levou já no primeiro turno Recife e Belo Horizonte. São vitórias significativas, pelos confrontos com o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff -ambos derrotados.

Situação adversa enfrenta o DEM. Em 2000, a sigla, ainda como PFL, elegera mais de mil prefeitos e perdia, nesse quesito, só para o PMDB. Neste ano, o DEM não ganhou nem 300 cidades (44% a menos do que em 2008) e está em nono lugar no ranking de prefeituras.

O segundo turno de Salvador, contra o PT, parece decisivo para a sobrevida do DEM. O partido, que sofrera em 2011 com a criação do PSD, figura como o maior perdedor da eleição municipal.

Já o PSD estreou com vitórias em quase 500 cidades. Como quarta maior agremiação nesse item, o partido inventado por Gilberto Kassab se credencia, com PSB e PMDB -que, com mais de mil prefeitos, se mantém o partido com mais capilaridade-, como ator relevante para o cenário eleitoral de 2014.

As três legendas se alinham com o governo Dilma. E os resultados municipais, até aqui, se mostram benignos para o PT, em que pese o fardo do mensalão: apesar das derrotas em Belo Horizonte e Recife, o PT aumentou, como faz desde 1985, o número de municípios sob seu domínio (são mais de 620) e tornou-se, pela primeira vez, o partido mais votado para prefeituras.

O PSDB, por sua vez, encolheu em relação a 2008, mas ainda é o partido com o segundo maior número de prefeitos.

Esse balanço ainda mudará após o segundo turno. Sobretudo a eleição em São Paulo, por seu peso econômico e demográfico, servirá para distanciar o PT de seu arquirrival -ou para reequilibrar o jogo.

Uma tendência que se acentua, ademais, deveria ocupar a atenção dos concorrentes: somados votos brancos e nulos com abstenções, 28,9% do eleitorado paulistano não escolheu candidato algum. Quem for capaz de reverter essa aparente apatia -fruto talvez da própria normalidade democrática, ou da vacuidade da polarização PSDB x PT- estará mais perto da vitória.

Nenhum comentário: