sábado, 6 de outubro de 2012

Aécio rebate presidente: "Onde a mineira Dilma vai votar?"


Reforço e farpas na reta final

Lacerda destaca peso das propostas para definir as eleições,durante caminhada com Anastasia e Aécio. Senador ironizou discurso de Dilma

Marcelo da Fonseca

Ao lado dos principais cabos eleitorais – governador Antonio Anastasia (PSDB) e senador Aécio Neves (PSDB) –na campanha para a reeleição à Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) escolheu o Centro da capital mineira para fazer o penúltimo evento da disputa. Em caminhada na tarde de ontem pela Avenida Afonso Pena, entre a Praça da Rodoviária e a Praça Sete, o socialista cumprimentou moradores e comerciantes e ressaltou a característica propositiva de sua campanha. Apesar de o prefeito ter minimizado os efeitos dos embates entre Aécio Neves e a presidente Dilma Rousseff (PT), afirmando que serão as questões municipais que definirão o resultado das urnas, a disputa que poderá se repetir em 2014 na eleição para a Presidência da República voltou à cena, com o tucano criticando a petista. “Fiquei muito honrado com a presidente ter deixado Brasília e vindo aqui responder minhas indagações. Só lamento que ela tenha precisado de uma cola para lembrar quais são as reivindicações de Minas”, provocou Aécio. O senador rebateu as críticas feitas pela presidente na quarta-feira, durante comício do candidato Patrus Ananias (PT). No evento petista, Dilma criticou Aécio por classificá-la de “estrangeira” e afirmou que deixou BH por causa da luta contra a ditadura. “Essa história de que Minas tem dono, de que BH tem dono, é um desrespeito ao eleitor de BH. Ela se esqueceu que a cidade tem um prefeito que é muito bem avaliado pela população. Eu tenho uma curiosidade muito grande de saber onde é que a mineira Dilma Rousseff vai votar no próximo domingo”, ironizou o tucano.

O domicílio eleitoral da presidente é Porto Alegre. Lacerda, no entanto, preferiu minimizar o embate entre Dilma e Aécio e manteve sua estratégia de campanha, apresentando as obras que foram entregues nos últimos anos e outras que estão em andamento, confiante de que a eleição será decidida no domingo. “Não acho que isso (a nacionalização da campanha) vai interferir no voto do cidadão. A questão municipal, as questões do dia a dia das pessoas é que regem o voto. Nós estamos falando é de 2012. Para 2014 ainda falta muito tempo”, disse Lacerda.

O evento de ontem, que segundo estimativa dos organizadores levou mais de 2 mil pessoas para a caminhada no Centro da capital, gerou uma grande confusão no trânsito durante o início da tarde, uma vez que a Avenida Afonso Pena ficou completamente interditada por quase uma hora, até que uma das pistas foi reaberta. “Não é a primeira vez que uma mobilização assim acontece. É uma tradição na reta final de campanha, que a população compreende”, disse o prefeito. Lacerda fez ainda uma avaliação de sua campanha. “Nesta caminhada em direção ao coração da cidade temos a consciência tranquila de que mostramos aos belo-horizontinos as melhores propostas para BH. Mostramos resultados indiscutíveis e que são percebidos pela população, com avanços em todas as áreas”, afirmou.

Mensalão

Perguntado sobre eventuais efeitos eleitorais do julgamento do processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Aécio Neves afirmou que não vê o processo como decisivo para o pleito municipal, mas aproveitou a oportunidade para alfinetar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também participa da campanha de Patrus Ananias. “Eleição municipal é decidida pelas questões locais, pela qualidade dos candidatos. Obviamente que isso não faz bem para o PT. Lamentavelmente a presidente Dilma ficou de alguma forma parecida com o ex-presidente Lula nesta reta final de campanha. Na desqualificação e agressividade do adversário”, afirmou Aécio. Hoje, pela manhã, Lacerda fará caminhada em dois dos maiores colégios eleitorais de BH: Venda Nova e Barreiro.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: