quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PSB encara briga com o PT em Recife

A tríade João Lyra, Fernando Bezerra e Luiz Ratton rebaterá ataques petistas e exaltará o papel de Geraldo Julio no governo

Manoel Guimarães

Dois dias após ser alvo de críticas na propaganda eleitoral e nas inserções do PT, o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio, rebaterá as acusações de que estaria mentindo e se apossando de feitos do governo Eduardo Campos. Em seu guia de hoje, o postulante exibirá depoimentos do vice-governador João Lyra Neto (PDT), do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB/Integração Nacional) e do sociólogo José Luiz Ratton.

As gravações ocorreram ontem, um dia depois que o guia de Humberto Costa (PT) acusou os socialistas de “enganarem o eleitor”, e que as ações atribuídas a Geraldo seriam, na verdade, obras desses três.

Exibindo imagens do Diário Oficial do Estado, o guia de Humberto da última segunda-feira apontou Ratton como o verdadeiro coordenador do Pacto pela Vida. A Bezerra Coelho, os petistas atribuíram os méritos pela instalação da montadora italiana Fiat em Pernambuco, louros estes divididos também com o ex-presidente Lula (PT) e com o próprio Humberto.

João Lyra, que acumulou a Secretaria da Saúde no primeiro mandato de Eduardo, foi citado como o responsável pela instalação dos três hospitais na Região Metropolitana do Recife, promessa do socialista na campanha de 2006.

A resposta do PSB foi imediata, convocando os três supracitados para gravarem depoimentos para o guia de Geraldo, desmentindo os questionamentos do PT e exaltando o papel do socialista na atração de empresas para o Estado e nos programas de Governo. “Enquanto secretário da Saúde, contei com a participação efetiva de Geraldo Julio para que pudéssemos fazer algo que muitos imaginavam impossível. Em pouco mais de quatro anos, entregamos três hospitais metropolitanos”, declarou João Lyra, classificando a atitude de Humberto como um misto de “desespero, falta do que fazer e falta de proposta”.

A equipe jurídica do candidato do PSB também agiu. Os advogados ingressaram com reclamação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra a campanha de Humberto ontem, e prometem uma interpelação judicial criminal hoje. Em nota, justificaram a postura “em razão do noticiário e do desespero de alguns adversários”, por “insistirem em injuriar e caluniar” Geraldo, “abusando do ambiente democrático e ferindo a verdade dos fatos”.

No jargão popular, foi a segunda vez que o candidato socialista “mordeu a isca” do PT desde o início do guia, no último dia 21. Há duas semanas, Humberto desafiou Geraldo a exibir em sua propaganda um depoimento do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), o que ocorreu dias depois. “O único que poderia desmentir as funções de Geraldo na equipe de governo seria o próprio governador, e ele não fez isso. Quem coordenou as reuniões de monitoramento, o Todos por Pernambuco e outras ações sempre foi o secretário de Planejamento, que era Geraldo Julio. Agora, será que Humberto, que foi secretário de Cidades, não foi para o Todos por Pernambuco? Será que ele esqueceu de ir às reuniões de monitoramento?”, alfinetou o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.

Durante almoço de adesão à reeleição do vereador Gilberto Alves (PTN), ontem, Geraldo revelou que assistiu ao guia do PT, mas que, apesar das provocações, não mudará o estilo de seu programa. “Vi o guia de Humberto. Fizeram agressões e ofensas. Cada um escolhe como se portar. Eles fizeram a escolha deles. Eu faço a minha, que é continuar apresentando propostas. O povo vai entender. Você pode usar aquele tempo precioso do horário eleitoral para dizer como pretende resolver os problemas da cidade. Se alguém decide usar um tempo precioso daquele de televisão para fazer agressão e ofensa, paciência”, disse Geraldo.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: