sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Para fazer frente a Dilma, PSDB fará comício com FH em SP

Ato político, que será realizado no dia 27 de setembro, faz parte de estratégia para atrair os votos antipetistas

Gustavo Uribe

SÃO PAULO - Para fazer frente à entrada da presidente Dilma Rousseff na disputa municipal em São Paulo, o PSDB decidiu promover comício de campanha eleitoral com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O ato político, marcado para o dia 27 de setembro, reta final da campanha eleitoral, reunirá também outros caciques do partido, como o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A estratégia de reforçar a presença de lideranças tucanas na campanha eleitoral tem como objetivo recuperar o chamado voto antipetista, parte dele perdido para o candidato do PRB, Celso Russomanno, que detém 21% dos votos tucanos na capital paulista. O local do comício ainda não foi definido, mas a coordenação de campanha de José Serra estuda, inclusive, promovê-lo no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.

A campanha eleitoral de Fernando Haddad, do PT, também planeja promover um comício eleitoral com a presidente, mas a data ainda não foi definida. Dilma Rousseff entrou na disputa eleitoral em São Paulo na última segunda-feira, o que foi criticado pelo candidato do PSDB. José Serra disse ontem que a presidente “mal conhece São Paulo” e “vem meter o bico”. o rádio e na TV, Dilma pediu votos a Fernando Haddad e afirmou que o candidato do PT “é o mais preparado para promover as mudanças que São Paulo precisa”.

- Ela (presidente) vem meter o bico em São Paulo, mas faz parte das regras do jogo. Ela vem dizer aos paulistanos como eles devem votar. Ela, que mal conhece São Paulo, vem aqui dar o seu palpite. E nomeou até um ministério. A Marta Suplicy fez três insultos a mim e ganhou um ministério. Isso mostra que me insultar vale bastante - disse José Serra, que ironizou a indicação da ex-prefeita Marta Suplicy para o comando do Ministério da Cultura.

A última pesquisa Datafolha mostrou a permanência do candidato do PRB na dianteira da disputa eleitoral, com 32%, seguido por José Serra, com 20%, e por Fernando Haddad, com 17%. A taxa de rejeição ao candidato do PSDB cresceu quatro pontos em uma semana e chegou a 46%, o maior percentual histórico atingido por José Serra em São Paulo. O alto índice só foi superado, desde 1992, pelo ex-prefeito Paulo Maluf (61%), em 2008, e pelo ex-presidente Fernando Collor (66%), em 2000.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: