quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Paes lidera com folga, mas Freixo cresce três pontos


Para Ibope, prefeito tem 52% dos intenções de voto, e socialista, 17%

Cristina Tardáguila

O prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PMDB, mantém-se estável e com folga na liderança das eleições municipais do Rio. Na pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e divulgada ontem, ele aparece com 52% das intenções de voto, mesmo total registrado há 20 dias em sondagem do mesmo instituto. Nesse cenário, Paes venceria no primeiro turno. Marcelo Freixo, candidato do PSOL, subiu três pontos e é o único nome da disputa a manter uma curva ascendente. O socialista teve 17% das menções e continua em segundo lugar.

Em terceiro está Rodrigo Maia (DEM) com 4% das intenções de voto; Otavio Leite (PSDB) tem 3%; e Aspásia Camargo (PV) e Fernando Siqueira (PPL), 1%. Cyro Garcia (PSTU) e Antônio Carlos (PCO) não pontuaram. Dez por cento dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo - seis pontos a menos do que o observado na pesquisa divulgada no início do mês. Não souberam ou não quiseram responder à sondagem 12% dos eleitores. A pesquisa ouviu 1.001 eleitores entre os dias 22 e 24 de setembro e foi registrada no TRE-RJ sob o número 000124/2012 e tem margem de erro de três pontos percentuais.

No quesito rejeição, Maia segue na frente, com 38% das menções. Paes fica em segundo, com 17%, e Aspásia, em terceiro, com 14%. Freixo tem 7% de rejeição.

- Esse Ibope mostra que Freixo foi o único a ganhar musculatura desde o início da campanha e que provavelmente abocanha eleitores que votariam em branco ou nulo, mas são poucas as chances de haver segundo turno - diz Felipe Borba, cientista político e pesquisador do Iesp/Uerj.

Em agenda oficial como prefeito, Paes foi à Escola Municipal André Urani, na Rocinha. Lá voltou a prometer pôr a cidade no primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as capitais até 2016.

Ontem, Freixo fez caminhada na Ilha do Governador e participou de debates na Zona Oeste. O Conselho Nacional de Ética de seu partido recomendou a expulsão do candidato a vereador Rosenberg Alves do Nascimento, o Berg Nordestino. O PSOL concluiu que ele tem relação com o ex-vereador Luiz André Ferreira da Silva, o Deco, preso desde abril de 2011 sob acusação de comandar uma milícia. Cabe agora ao diretório nacional votar pela expulsão, o que, segundo o presidente nacional da sigla, Ivan Valente, deve ocorrer nos próximos dias.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: