sábado, 22 de setembro de 2012

Paes encontra catadores, e Freixo faz comício na Lapa


Otavio Leite justifica faltas em comissões na Câmara

Cássio Bruno e Renato Onofre

O candidato do PSOL a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, fez na noite de ontem um comício nos Arcos da Lapa, debaixo de muita chuva. A organização do evento calculou entre 10 mil e 15 mil pessoas no local. A Polícia Militar e a Guarda Municipal não fizeram estimativas.

O cantor e compositor Caetano Veloso esteve no local, assim como o candidato a vice-prefeito, Marcelo Yuka, o senador Randolfe Rodrigues, o presidente nacional do PSOL, Ivan Valente, e candidatos a vereador do PSOL e do PCB.

Caetano falou, no palco, durante 40 segundos:

- Estou aqui como morador e eleitor do Rio para dizer simplesmente da alegria e da honra de poder votar num candidato como o Freixo. É a dignificação da política brasileira.

Freixo atacou indiretamente o prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, e o governador Cabral.

- É possível fazer uma campanha diferente. Ninguém veio de ônibus fretado para essa praça. Ninguém veio ganhar lanchinho. Não há dinheiro que compre tudo isso. Não tem financiamento de empreiteiras.

Quando citado, o nome da ex-senadora Marina Silva foi vaiado pelo público. Freixo não obteve apoio de Marina.

Já Paes, em agenda oficial de prefeito, visitou as obras de construção da Central de Triagem de Recicláveis de Irajá, que tem a previsão de início para outubro. Paes prometeu instalar seis unidades na cidade e criar 1.500 vagas para catadores.

O prefeito disse também que, depois de Irajá, será a vez do Centro da Cidade ganhar uma central de triagem. Esta segunda unidade está em construção próximo à Central do Brasil e terá capacidade para receber até 30 toneladas diárias de materiais recicláveis, com abertura de 300 vagas para catadores.

O candidato do PSDB, Otavio Leite, negou que suas faltas em comissões tenham prejudicado a atividade de deputado federal. Ao ser questionado sobre ser o quinto deputado do Rio com maior proporção de faltas não justificadas nas comissões, em entrevista ao RJTV ontem, o tucano explicou que não tinha tempo de ir a todas.

Ao GLOBO, esclareceu que por diversas vezes sua ausência se deu pela função de vice-líder que exerce na Câmara e que demanda presença em plenário em momentos que coincidem com as comissões. 

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: