domingo, 30 de setembro de 2012

No mensalão, chega a vez de Dirceu e Genoino


Começa esta semana a fase mais importante do julgamento. A cúpula do PT, formada pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio, entra na mira do relator Joaquim Barbosa. Os três são acusados de corrupção ativa

Cúpula petista entra na mira do relator

Barbosa começa esta semana voto que pode condenar José Dirceu, Genoino e Delúbio por corrupção ativa

Jailton de Carvalho

UM JULGAMENTO PARA A HISTÓRIA

BRASÍLIA Sete anos depois das primeiras denúncias, chegou a hora de o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, três peças-chaves da eleição do ex-presidente Lula em 2002, prestarem contas à Justiça. O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, começará a ler nesta semana o voto sobre os três e os demais réus acusados de corrupção ativa - a parte mais eletrizante do julgamento, na definição do ministro Marco Aurélio Mello.

Dirceu e Genoino não escondem o receio de uma eventual condenação ou até mesmo da prisão, embora aleguem inocência. Delúbio, segundo interlocutores, seria o menos aflito entre os três.

- Todo mundo que está vivo pode ser preso. Eu posso ser preso hoje, você também. Mas nós, em primeiro lugar, temos convicção da absolvição. Em segundo lugar, ainda que viéssemos a pensar na eventual condenação, não teríamos nenhuma providência a tomar, a não ser esperar - tenta minimizar Luiz Fernando Pacheco, advogado de Genoino.

O ex-deputado tem acompanhado o julgamento em sua casa, em São Paulo. Há duas semanas, foi internado às pressas com ameaça de infarto. Fumante inveterado, pareceu não suportar a pressão. Mas, após passar por sessão de cateterismo, recebeu alta com a recomendação de manter a calma, parar de fumar e fazer exercícios físicos.

- Não há hipótese nenhuma de eu falar com a mídia - disse Genoino, na quinta-feira. - Meu estado é bom, você sabe disso. Fale com o Pacheco, pois eu não falo sobre esse assunto nem que você me torture num pau de arara.

A tensão também acompanha Dirceu às vésperas do julgamento. Segundo pessoas que acompanham a rotina do ex-ministro, Dirceu não para na frente da TV para assistir às sessões do STF. Acha que é muito sofrimento ver como os ministros votam e, a partir daí, imaginar como votarão no caso dele. Mas, diferentemente de Delúbio e Genoino, conversa frequentemente com amigos, aliados e advogados para se informar sobre o processo e traçar cenários.

No início do julgamento, Dirceu e amigos trabalhavam com três possibilidades: absolvição, condenação e condenação com prisão. A absolvição parecia a hipótese mais forte. Mas, depois dos votos implacáveis de Barbosa, Dirceu sentiu que o perigo ronda no ar.

Delúbio Soares, porém, mesmo diante do risco de sofrer uma pesada condenação, permanece impassível. Na última quinta-feira, o ex-tesoureiro atendeu uma ligação do GLOBO, mas disse que não falaria sobre o julgamento.

- Como vai você? É um prazer falar com você, mas quem está falando a meu respeito sobre o processo é o doutor Arnaldo Malheiros. Estou atendendo você com muito respeito, você me ligou, eu agradeço muito, mas quem fala por mim é o doutor Arnaldo. Você está fazendo seu trabalho, eu respeito, mas eu não vou falar - disse Delúbio.

Malheiros já avisou a Delúbio o risco de condenação e prisão. A maioria dos réus julgados até o momento foi condenada e nada indica uma mudança de rumo nas votações. Mas ele segue aparentemente tranquilo. Recentemente, o jornalista Ricardo Kotscho, ex-assessor de Lula, ligou para Delúbio pensando que ouviria um longo desabafo. Mas o ex-tesoureiro disse que queria encontrá-lo para comer uma bisteca num restaurante que os dois costumavam frequentar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: