sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Milícia esquenta campanha no Rio

A descoberta de um candidato a vereador na chapa de Marcelo Freixo acusado de ser miliciano abriu uma crise na campanha do PSOL. Eduardo Paes (PMDB) negou ter negociado licitações de vans com milícias.

Candidato homenageou miliciano

Berg Nordestino nega ligação com Deco, preso sob acusação de integrar milícias

Rosenberg Alves do Nascimento, o Berg Nordestino, foi fundador da Associação dos Nordestinos do Brasil. É morador da Chacrinha, na área de Jacarepaguá. Segundo o PSOL, ele seria ligado ao ex-vereador Luiz André Ferreira da Silva, o Deco, preso em abril de 2011 na Operação Blecaute da Polícia Civil como integrante de uma milícia.

No relatório da CPI das Milícias, na página 151, há uma referência a um "Rosenberg" - que seria ligado a Deco. À época, uma denúncia anônima recebida pela comissão atribuía a Rosenberg a responsabilidade pela venda de terrenos invadidos pela milícia na região. A investigação não chegou a identificar o suspeito.

Berg Nordestino não tem antecedentes criminais. Em entrevista ao GLOBO por meio de seu blog, afirmou não ter envolvimento com milícia. Mas admitiu ter homenageado Deco no início de 2011.

Segundo a presidente do PSOL, deputada Janira Rocha, ao se defender das acusações, Berg disse ter feito a homenagem a pedido de um assessor de Deco, que perdeu o mandato um mês após ter sido preso depois da descoberta de um plano para assassinar Freixo e a atual chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha.

No início da madrugada de hoje, Fabíola Michelin, assessora de Berg, informou que ele não se pronunciaria porque não foi oficialmente comunicado pelo PSOL da expulsão.

Negou envolvimento de Berg com Deco e disse que ele participou da homenagem ao então vereador para agradecer por ter bancado o traslado de um corpo. Segundo ela, os redutos eleitorais de Berg são Vidigal e Rocinha.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: