quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lacerda pode se reeleger no 1º turno em Belo Horizonte


Segundo Ibope, socialista tem 47% das intenções de voto; Patrus estaciona em 30%

Maria Lima

BELO HORIZONTE A presença maciça da presidente Dilma Rousseff, em vídeos, falando na TV de investimentos de R$ 3 bilhões na capital mineira e do ex-presidente Lula no palanque de Patrus Ananias não renderam ainda um só ponto de crescimento na candidatura petista em Belo Horizonte. Segundo a quarta pesquisa Ibope/TV Globo, divulgada ontem, o prefeito Márcio Lacerda (PSB) cresceu três pontos percentuais, e está agora com 47% das intenções de voto contra os mesmos 30% de Patrus e pode vencer já no primeiro turno. Os outros candidatos, somados, chegam a apenas 3% das intenções de voto.

- São números animadores, que comprovam a boa avaliação da nossa administração. Mas a eleição acontecerá no dia 7 de outubro. Até lá, temos que trabalhar muito, como estamos fazendo. A palavra de ordem é acordar cedo e dormir tarde para ampliarmos essa vantagem - disse Lacerda.

Chamado de "homem de coração de gelo" por Lula no palanque de Patrus em Belo Horizonte, Lacerda, mais cedo, questionou o peso do ex-presidente na disputa na capital mineira:

- Lula veio aqui e me chamou de "coração de gelo". Não vou respondê-lo. Ele tem um papel garantido na História do país. Mas é muito difícil uma liderança nacional mudar o curso de uma campanha onde o povo quer saber é se o lixo está sendo recolhido e o médico está no posto de saúde.

Para PT, campanha está crescendo

Durante o debate realizado pela manhã no colégio Marista Dom Silvério, o comando petista ainda tinha expectativa de que a pesquisa Ibope mostrasse movimento favorável de Patrus. O candidato dizia ter o sentimento de que a campanha estava "crescendo". À noite, o petista se mostrou surpreso:

- Não vou discutir com pesquisa, mas o que vejo nas ruas e o que nossos levantamentos indicam é diferente.

Na noite anterior, o ministro Fernando Pimentel, ex-aliado de Lacerda, apareceu pela primeira vez no programa de Patrus. Para afastar rumores de que Pimentel estaria fazendo corpo mole, o marqueteiro João Santana produziu um programa de TV no qual ambos fazem dobradinha e Pimentel critica a gestão do PSB na cidade. No mesmo programa, Dilma faz aparição e fala que os governos do PT fizeram e vão fazer muito mais por BH.

Em seu programa, Lacerda aparece cercado pelo senador Aécio Neves e pelo governador Antonio Anastasia. Sobre as críticas de Pimentel, ironizou:

- Até 30 de julho eu era o melhor prefeito do Brasil e o Patrus queria ser o meu vice.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: