terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ibope: afilhado de Campos lidera em Recife com 33%

Campanha de petista atribui problemas ao mensalão e espera Lula

Letícia Lins

RECIFE O candidato do PSB, Geraldo Júlio, assumiu a liderança da corrida pela prefeitura de Recife e pela primeira vez aparece como vencedor num eventual segundo turno, como mostra a quarta rodada de pesquisa Ibope, divulgada ontem. O socialista tem 33% das intenções de voto, 28 pontos a mais do que na primeira apuração, feita em julho. O senador Humberto Costa (PT), que liderava a primeira enquete com 40%, perdeu 15 pontos e agora está com 25%. Os números foram divulgados pela TV Globo, que encomendou a pesquisa com o jornal "Folha de Pernambuco". De acordo com o Ibope, Geraldo Júlio teria, ainda, 44% dos votos num segundo turno, contra 39% do petista. A ascensão do socialista também se refletiu na pesquisa DataFolha/TV Globo, na semana passada, em que ele havia subido 22 pontos, empatando em 29% com Humberto Costa.

Em julho, o socialista aparecia com 5% no Ibope. Subiu depois para 12% (em 3 de agosto), 16% (16 de agosto)e chegou agora a 33%. Duas semanas após a divulgação na TV de suas propostas de governo e da presença do governador Eduardo Campos (PSB) - seu padrinho político, come popularidade que chega a 71%, segundo o Ibope - nos programas do partido, e passou a liderar.

Humberto Costa estava à frente na primeira avaliação do Ibope, com 40%. Caiu para 35%, depois para 32% e está agora com 25%. Na TV, sequer cita o prefeito do Recife, João da Costa, de seu partido. A expectativa do PT, agora, é a presença de Lula em Recife, prevista para o próximo dia 13.

Coordenador financeiro da campanha do petista, o ex-deputado Dílson Peixoto disse, em entrevista à CBN, que o mensalão atrapalha:

- Estamos pagando um preço alto com o julgamento do mensalão. Quando acontece um problema com qualquer partido é Fulano de Tal. Quando ocorre conosco é o PT.

Campos apareceu ontem no programa eleitoral de seu candidato: "Escolhi um goleador, um artilheiro, alguém que sabe comandar tarefas, formar equipe, liderar e que só larga o trabalho quando termina". Humberto Costa afirmou que tem 30 dias para reverter as pesquisas, enquanto Geraldo Júlio atribuiu a ascensão às suas propostas.

A pesquisa revelou a queda de Mendonça Filho (DEM), que, em julho, tinha 20% e estava em segundo. Já o ex-verde e hoje tucano Daniel Coelho subiu de 9% para 15%. Votos em branco e nulos somaram 8%. A pesquisa, feita entre 31 de agosto e 1º de setembro, ouviu 805 pessoas e foi registrada no TRE sob o número 00094/2012.A margem de erro é de 3 pontos.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: