segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FH critica mensalão na TV e Haddad reage

"São Paulo não aceita quem é tolerante com desvios", diz ex-presidente

Gustavo Uribe

SÃO PAULO A referência ao processo do mensalão na estreia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na campanha do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, fez o PT reagir ontem. Fernando Henrique disse que São Paulo "não aceita quem é tolerante com desvios de dinheiro público". O candidato do PT à prefeitura, Fernando Haddad, cobrou do ex-presidente que cite também o mensalão do PSDB mineiro, esquema de peculato e lavagem de dinheiro que teria como principal beneficiário o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

- Ele deveria ter citado o (mensalão) do PSDB também. Como ex-presidente, ele precisa ter uma postura republicana. E ele sabe onde começou isso. Em Minas Gerais, com o partido dele - disse Haddad, após uma carreata.

No programa, FH foi duro na crítica:

- A Justiça está despertando o Brasil, já condenou réus do mensalão e não poupou os poderosos. São Paulo não aceita quem é tolerante com desvios de dinheiro público e vai votar em administrador honesto, com história limpa.

O presidente municipal do PT, Antonio Donato, acusou a campanha tucana de fugir da discussão de propostas para a capital paulista. O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) disse que a exploração do escândalo político demonstra o desespero do PSDB:

- A rejeição ao Serra é grande e estão tentando se agarrar ao escândalo do mensalão para atrair os votos do Celso Russomanno e conseguirem passar para o segundo turno.

O escândalo político também foi citado por Serra no horário eleitoral gratuito. Serra ressaltou que "não adianta dizer que faz o bem, agindo mal" e destacou que o STF tem mandado "para a cadeia um jeito nefasto, maléfico de fazer política". Haddad acusou o adversário de baixar o nível. Serra não fez campanha ontem.

A entrada de Fernando Henrique na campanha em São Paulo foi definida na semana passada. Ao todo, ele gravou três depoimentos para a campanha de Serra, o primeiro deles veiculado neste fim de semana.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: