sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fala de Lula esquenta disputa em Manaus


Ex-presidente atacou tucano, adversário de sua candidata Vanessa Grazziotin

Paula Litaiff*

MANAUS A passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Manaus esquentou a campanha na capital amazonense, polarizada entre Arthur Virgílio Neto (PSDB) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), apoiada pelo PT e por Lula.

Em comício na noite de quarta-feira, o ex-presidente afirmou que Arthur Virgílio não gosta de pobre, e alertou os correligionários de Vanessa Grazziotin a tomarem cuidado com a agressividade do tucano, seu desafeto desde os tempos em que foi líder do PSDB no Senado.

Lula se referia a um pronunciamento feito por Virgílio nos tempos de senador da oposição, quando ameaçou dar uma "surra" no então presidente da República.

- Agora, eu entendo porque ele quis me bater naquela época. É porque ele já tinha batido em camelôs aqui em Manaus - disse Lula, ao lembrar o episódio ocorrido quando Arthur Virgílio, como prefeito de Manaus no período entre 1989 e1992, tentou tirar à força vendedores ambulantes do Centro da cidade, com a ajuda da polícia militar.

Lula disse também que Virgílio não gosta de pobre.

- O que me parece é que esse senhor (Virgílio) não gosta de pobre e não suporta o cheiro de pobre.

Ao fim do discurso, o ex-presidente pediu aos eleitores de Vanessa que trabalhassem duro na campanha, e fez um alerta sobre o ex-senador tucano.

- Cuidado com ele, ele é agressivo. Daqui a pouco ele pode bater em vocês em qualquer lugar. Essa campanha não está ganha é preciso trabalhar - advertiu.

O ex-senador tucano rebateu ontem as acusações, dizendo que Lula insiste em se portar "como dono do mundo".

- Não vou dar importância ao que o Lula fala. Ele insiste em achar que é o dono mundo, e continua pensando que está na Presidência - afirmou.

Sobre o episódio da ameaça de surra no ex-presidente, Arthur Virgílio disse que Lula "se esqueceu de falar sobre a ameaça de plantar cocaína" no carro de sua filha, acusação feita pelo próprio Vírgilio a Lula no plenário do Senado em 2006.

- Mas isso pra mim é passado - concluiu.

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostrou Arthur Virgílio (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) empatados com 29% das intenções de voto. O terceiro colocado, Herique Oliveira (PR), tem 11%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro. Foram entrevistadas 805 pessoas e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-AM sob o número 00023/2012.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: