segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Encontro expõe fragilidade da aliança de PT e PSB

Petistas montam estratégia para evitar fotos do governador Eduardo Campos ao lado do ex-presidente Lula

Tatiana Farah

SÃO PAULO - Paz, pero no mucho . O almoço em clima nordestino realizado ontem, em São Paulo, para apoiar o petista Fernando Haddad e selar a paz entre o PT e o PSB, do governador Eduardo Campos (PE), foi cercado de cuidados que mostram que a crise entre os dois partidos ainda vai longe. Os petistas montaram uma estratégia para evitar que Campos produzisse imagens com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pudessem ser usadas em Recife, em apoio ao candidato do PSB, Geraldo Júlio. O candidato do PT à prefeitura recifense, Humberto Costa, saiu satisfeito do encontro:

- Foi tudo tranquilo - disse Costa, que deixou o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) com a promessa de que Lula irá a Recife no fim do mês.

A crise entre o PSB e o PT tem se agravado no Nordeste e em Belo Horizonte, onde Patrus Ananias (PT) disputa com o prefeito Márcio Lacerda (PSB). A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, também se ressente. À entrada do almoço, ela disse que o PSB deveria ter considerado onde o PT está no comando, como Fortaleza e Recife, e evitado a disputa.

Já o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), pregou paz entre as duas legendas, assim como o presidente do partido, deputado Rui Falcão.

- Temos aliados, não eunucos - disse Wagner, defendendo o direito de Campos de tentar uma candidatura em 2014.

O governador de Pernambuco afirmou que as alianças nacionais prosseguem, apesar das divergências municipais. E negou desejar se candidatar a presidente em 2014.

Os ministros Marta Suplicy (Cultura), Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação) também participaram do almoço.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: